Todas as sextas-feiras, um grupo de cerca de 80 produtores rurais se instalava na feira da 25, bairro do Marco, para vender hortaliças e frutas orgânicas. A atividade acontecia sem qualquer regulamentação, além de causar transtornos ao trânsito na área. Na manhã desta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ( Sedcon), iniciou o cadastramento desses comerciantes, que vêm de municípios como Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Domingos do Capim, Igarapé-Açu e outros.
Ordenamento com local e horário específicos - Com a regulamentação das atividades, os agricultores vão receber crachá de identificação e poderão vender seus produtos orgânicos em local e horário adequados.
A partir da próxima sexta-feira, 02 de maio, eles serão realocados para a feira do Juruninha, localizada na esquina da Roberto Camelier com Pariquis, bairro Jurunas. O horário em que poderão exercer suas vendas será entre 12h de sexta-feira até às 08h do sábado.
“Será uma forma de fortalecer a venda dos permissionários que já atuam na feira do Juruninha, e também de realocar esses produtores rurais em uma área na qual já existe uma atividade comercial acontecendo. Consideramos que a feira do Juruninha possui uma área adequada, além de o Jurunas ser um dos bairros mais populosos de Belém”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.
A escolha do novo local de trabalho e, principalmente, o licenciamento de seus trabalhos, foram comemorados pelos trabalhadores rurais. “Agradeço à Prefeitura por estar nos dando esse suporte. As obras no canteiro da 25, visando a COP-30, irão avançar e não poderíamos mais ficar aqui mesmo. Assim, eles encontraram a melhor solução para todos”, disse o agricultor Edilson Rodrigues, 42, de Castanhal.
“Nossa Associação existe há quase 40 anos e esta é a primeira vez na qual sentimos, de fato, interesse por parte da Prefeitura em nos ajudar”, revelou o agricultor de Irituia, Miguel Arcanjo, 53.