Nesta terça-feira, 10, na Escola de Gestão Pública (EGP) vinculada à Secretaria Municipal de Administração (Semad), localizada no bairro do Marco, deu início às aulas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem como público alvo as servidoras e servidores da gestão municipal.
A Prefeitura de Belém, por meio da Semad, ofertou 30 vagas e as aulas serão ministradas ao longo dos próximos cinco meses (com carga horária de 80 horas), sempre às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, pela professora Rita de Cássia Baptista Guerreiro, graduada no curso de Letras/Libras e pós-graduada em Educação Inclusiva.
“As aulas terão uma abordagem prática, com múltiplas aprendizagens inerentes à Linguagem Brasileira de Sinais. Haverá transmissão de técnicas específicas que permitam aos alunos a comunicação interna - na administração pública - e no contato com o público externo”, explica Rita de Cássia, que também atua como assistente administrativa na Semad.
Segundo Rita de Cássia, a expectativa é de que, ao longo do período de aprendizagem, os participantes desenvolvam habilidades em comunicação de natureza visual-motora e com estrutura gramatical própria, que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos provenientes de comunidades de pessoas surdas no Brasil.
“Acho interessante o curso, porque existe muita gente que precisa ser incluída e tem essa dificuldade. São pessoas que estão nos órgãos e não conseguem fazer o atendimento que exige uma atenção especial. É algo extremamente necessário para que haja um atendimento mais qualificado ao público externo, principalmente”, enfatizou a servidora da Secretaria Municipal de Economia, Joyce Melo, de 40 anos, matriculada no curso.
Serviço humanizado - Para a secretária de Administração, Jurandir Novaes, "a realização do curso de Libras na EGP é mais uma iniciativa em prol da valorização das servidoras e dos servidores municipais da Prefeitura da Nossa Gente".
Ela frisa que "temos trabalhado, como parte do plano de governo da nova gestão municipal, para colocar em prática iniciativas que ofereçam um serviço público cada vez mais humanizado”.