A Prefeitura de Belém reuniu com alguns dos 13 mil novos beneficiários do programa federal Bolsa Família em Belém. Moradores dos bairros da Terra Firme, Guamá, Batista Campos, São Brás, Canudos, Condor e a ilha do Combu, que corresponde em cerca de 2 mil pessoas, foram os selecionados para o encontro, que ocorreu nesta segunda-feira, 23, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur).
O objetivo da reunião foi orientar os novos contemplados sobre as condições de permanência no programa. “Hoje vamos destacar e reforçar as condicionantes para essas famílias permanecerem no Bolsa Família, como a carteira de vacinação da criança atualizada, a frequência escolar, o acompanhamento nutricional das crianças e outros pontos importantes referentes ao programa”, explicou o presidente da Fundação Papa João XXlll (Funpapa), Alfredo Costa.
A autônoma, moradora da Terra Firme e mãe de cinco filhos Francilene Raiol é uma dos 13 mil novos beneficiários que passam a receber o auxílio a partir deste mês de outubro de 2023. “Esse auxílio chega em uma boa hora. Para mim, que sou autônoma e não tenho renda fixa, é uma segurança para pagar as contas fixas da casa”.
A mãe-solo Raiane Alexandria, de 22 anos, é universitária e mãe de duas crianças. Ela também é uma das novas beneficiárias do Bolsa Família em Belém. Segundo ela, o auxílio vai ajudar muito a vida financeira da família. “Agora vou poder oferecer uma alimentação melhor para que meus filhos cresçam saudáveis”, disse.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi quem recebeu parte dos novos contemplados. “A Prefeitura colaborou com o governo federal fazendo busca ativa desses novos beneficiários e hoje festejamos a inclusão dessas novas famílias que, agora, passam a ter mais dignidade”.
O calendário de pagamento dos novos beneficiários do Bolsa Família em Belém iniciou no último dia 18 e segue até o dia 31 de outubro.
Segundo dados registrados no cadastro da Funpapa, com as novas famílias contempladas pelo programa federal, mais de 200 mil famílias recebem o auxílio em Belém.