Na tarde desta sexta-feira (7), o presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Arthur Houat, esteve no Rio de Janeiro, capital, para uma troca de experiências socioassistenciais com a secretária de assistência social da capital fluminense, Martha Rocha.
O objetivo do encontro foi conhecer modelos de albergues em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, que é palco de grandes eventos nacionais e internacionais, e se tornou modelo na promoção de acolhimento digno.
Garantia de direitos
Para Arthur Houat, a pauta da população em situação de rua é urgente e necessária para avanços na garantia de direitos dessa população que, ainda, é invisibilizada. “Precisamos expandir a oferta de serviços a essa população e fazê-los cidadãos de direitos tão quanto os demais. Não podemos aceitar as violências e violações com naturalidade. E enquanto gestor, vou em busca de mecanismos, modelos e recursos para fazer de Belém uma referência no atendimento e acolhimento humanitário dessa população”, declarou Arthur Houat.
Plano Nacional Ruas Visíveis
Belém aderiu ao Plano Nacional Ruas Visíveis, lançado pelo governo federal, que prevê a realização de ações estratégicas para a Pop Rua. Com a adesão, Belém se qualifica para receber investimentos para implantar serviços de atendimento à população em situação de rua.
O presidente da Funpapa visitou três albergues do Rio de Janeiro para conhecer detalhadamente o funcionamento de cada um. Ele também se reuniu a equipe técnica da SMAS do Rio. “Um encontro importante para tratar de pautas prioritárias no avanço da política assistencial social, para ajustarmos o que temos e executar o que ainda pretendemos com o olhar de quem deseja avançar” destacou, Martha Rocha, que parabenizou a iniciativa da prefeitura da capital paraense.