Fumbel inscreve candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural

Foto: Fernando Sette - Comus
Fumbel inscreve candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural
Fumbel inscreve candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural
Fumbel inscreve candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural

As inscrições são presenciais, mas as fichas de inscrição, o edital de cadastramento de fiscal de candidato e o modelo de recurso podem ser consultados e obtidos no link www.belem.pa.gov.br/fumbel.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) está com inscrições abertas para a eleição dos novos membros que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural para atuação no biênio 2018/2020. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro na sede da Fumbel, localizada no Memorial dos Povos, no bairro de Nazaré.

As inscrições são presenciais, mas as fichas de inscrição, o edital de cadastramento de fiscal de candidato e o modelo de recurso podem ser consultados e obtidos no link www.belem.pa.gov.br/fumbel.

O Conselho é composto por 20 representantes de segmentos culturais e oito representantes dos Distritos Administrativos de Belém, que estejam ligados e comprovem atuação na área cultural. A Fumbel conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj) para as questões e esclarecimentos referentes a essa área. A eleição do Conselho é prevista na Lei Municipal Nº 9.277, de 24 de maio de 2017, conhecida como Lei Valmir Bispo Santos.

Órgão colegiado integrante da estrutura básica do Sistema Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Política Cultural tem a finalidade de propor a formulação de políticas públicas a fim de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis entre o governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no âmbito do território municipal. A idade mínima para concorrer às eleições é de 18 anos.

Segundo a servidora da Fumbel e integrante da comissão eleitoral Lídia Albuquerque, o Conselho é muito importante para a definição das políticas culturais no âmbito municipal. “Estamos convocando os representantes da sociedade civil para que eles se inscrevam e, assim, depois de eleitos, regulamentem a sua participação no desenvolvimento da cultura dentro das ações que a Fumbel vai implementar, e se façam representados. O Conselho é muito importante porque vai ajudar a definir também alguns posicionamentos dentro da área cultural nas atividades que iremos desenvolver”, explicou Lídia.

Inscrições - Para Ana Matisse Andrade, que também faz parte da comissão eleitoral, há tempo para fazer a inscrição. “Pensamos em um período amplo para que as inscrições sejam feitas, mas pedimos que os representantes da área cultural não deixem para última semana e assim evitem imprevistos”, aconselhou.

Os 20 segmentos representados da sociedade civil organizada que compõem o Conselho são das áreas de artes visuais; da música; do teatro; da dança, da cultura popular tradicional, carnaval e festa junina; do audiovisual; da literatura, do livro e da leitura; da arte digital; de arquitetura e urbanismo; de design; do artesanato; do segmento de moda; das culturas afro-brasileiras; de comunidades tradicionais e indígenas; da cultura popular contemporânea, hip hop, reggae e outras neste segmento; do segmento de arquivos; de museus; do patrimônio material; do patrimônio imaterial; e do segmento gastronomia.

Os oito representantes de Belém ligados à área cultural que serão eleitos são dos Distritos Administrativos de Mosqueiro (Damos); de Outeiro (Daout); de Icoaraci (Daico); do Benguí (Daben); da Sacramenta (Dasac); do Entroncamento (Daent); de Belém (Dabel); e do Guamá (Dagua).

Serviço

Inscrições abertas para eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural até o dia 18 de outubro, das 9 às 14 horas, na sede da Fumbel, no Memorial dos Povos (Avenida Governador José Malcher, 295, bairro de Nazaré). As inscrições são gratuitas. Informações: 3230-1280.

TAGS:

Relacionadas: