O sorriso largo voltou aos rostos de muitos moradores das ilhas de Caratateua e Cotijuba, no distrito de Outeiro, em Belém. Com diversos atendimentos médicos diários, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tem garantido serviços de qualidade à população da capital paraense e ilhas. Com grande procura, os atendimentos odontológicos destacam-se nas unidades de saúde. Nos dois primeiros meses deste ano, mais de duas mil pessoas foram assistidas nas ilhas.
A higiene bucal é uma das medidas mais importantes para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Fábio Prince, dentista que atua na Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Cotijuba alerta: “Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves”.
Com um triste relato, Jéssica Magalhães, 29 anos, conta como o atendimento tem beneficiado sua vida. “Há dois anos eu sofri um acidente, peguei um tiro de arma de fogo no rosto. Por meses não conseguia escovar os dentes e com isso, alguns estragaram. Agradeço muito porque antes eu vivia muito triste e hoje na unidade de Outeiro estou conseguindo sorrir por conta do tratamento”, conta Jéssica.
Já Rogério Dias, morador de Cotijuba, tinha muitas preocupações, mas nenhuma relacionada à saúde bucal, até que algumas dores começaram a incomodá-lo. Desconfiado, foi procurar o dentista. “Na hora das refeições alguns dores começaram a incomodar, então decidi procurar o atendimento aqui em Cotijuba. Fiz uma extração e estou feliz, as dores se foram”, diz.
O dentista Paulo Martins, responsável pela clínica dentária de Outeiro, é conhecido pelos pacientes como o “doutor das mãos macias” e, segundo ele, o bom humor o ajuda no dia a dia com os pacientes: “Você é do Remo ou Paysandu? Perguntas como essa permitem uma aproximação com quem vou atender”.
Maria Eliene, 35 anos, avaliou o atendimento. “Foi muito bom, não senti nenhuma dor, temos um ótimo serviço odontológico aqui na ilha”, afirma a dona de casa. Segundo Orlando Junior, gerente da UMS de Outeiro, “as atividade são desenvolvidas de forma humanizada e alegre, congregando o paciente ao ambiente hospitalar”. “Cerca de 2 mil procedimentos foram realizados em crianças, jovens e adultos em janeiro e fevereiro. Sendo assim, a unidade vem oportunizando às comunidades o acesso direto às ações cujo objetivo é orientar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, focando no preventivo e tratamento”, afirma.
Serviço:
As UMS oferecem à população os serviços de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia e vários programas de saúde, como prevenção e cuidados do diabetes e pré-natal. Para fazer o agendamento de consultas, os interessados devem apresentar nas unidades o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Caratateua, a UMS de Outeiro fica na Rua Manoel Barata, s/nº, bairro de São João do Outeiro. Já em Cotijuba, a unidade esta localizada na Rua Magalhães Barata.