A programação oficial do “Arraiá da Capitá 2018”, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), se iniciou neste domingo, 10, com a apresentação dos grupos de cordões de bichos e pássaros no teatro do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Os pássaros juninos e os cordões de bicho são espetáculos folclóricos de músicas, danças e dramatização típicos da cultura do Pará. Os ritmos são variados, incluindo samba, carimbó e de quadrilha.
Cinco grupos subiram ao palco do teatro, que ficou lotado. “Estes grupos, que têm características teatrais, trazem ao público, cada um, uma história. E é uma manifestação que há mais de cem anos conquistou a população. Por meio da Fundação conseguimos manter a participação deles na programação da Prefeitura”, informou Nazaré Moraes, que coordena as apresentações pela Fumbel.
Apresentaram-se neste domingo no teatro do Museu Goeldi os Cordões de Bicho Bacu, de Bicho Jaquinha, de Pássaro Pequeno Guará, de Bicho Oncinha e o Cordão de Pássaro Beija-Flor.
Para o militar Paulo Marques, 47 anos, ofertar a programação gratuita à população é garantir uma excelente oportunidade às famílias que buscam por opções de lazer aos finais de semana. “Eu descobri que teria esta apresentação quando vim com minha esposa e minha mãe passear no Museu hoje cedo. Agora, saber que vai ter todo final de semana é muito bom. Uma boa opção de entretenimento pra todas as idades”, disse.
Para a operadora de caixa Telma Guerra, 36 anos, esse é um dos melhores períodos do ano. “Eu adoro esse momento, acompanho o mês todo se possível. Uma programação como essa é a valorização da nossa cultura e uma boa pedida para trazer as crianças, porque é uma folia saudável”, avaliou.
A programação dos cordões de pássaros e bichos segue nos próximos domingos até o dia 1º de julho com programação no teatro Waldemar Henrique e entrada gratuita.
Quadrilhas - O “Arraiá da Capitá” é uma mostra popular que resulta do empenho de centenas de pessoas que se envolvem para que as apresentações de grupos juninos ocorram anualmente.
A programação inclui o concurso oficial de quadrilhas juninas, considerado um dos maiores da região Norte com participação de mais de 40 grupos representantes de todos os bairros de Belém e região das ilhas.
As apresentações das quadrilhas juninas, este ano, ocorrerão no Portal da Amazônia, entre os dias 13 e 21 de junho.
Confira as próximas apresentações dos grupos de Cordões de Bichos e Pássaros Juninos:
Local: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República)
17/06 – A partir das 9h30
Pássaro Sabiá
Pássaro Pipira da Aguá Boa
Pássaro Colibri
Pássaro Tem-Tem do Guamá
24/06 – A partir das 9h30
Pássaro Tucano
Pássaro Tangará
Pássaro Pavão
Pássaro Tem-Tem do Mosqueiro
01/07 – A partir das 10h30
Pássaro Uirapuru
Pássaro a Garça
Pássaro Rouxinol