Começa nesta quarta-feira, 13, Dia de Santo Antônio, o Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, no Portal da Amazônia. A festa se inicia às 17h, com apresentação de grupos parafolclóricos. O “Arraiá da Capitá” é considerado o maior São João da Região Norte do Brasil, registrando a participação de dez mil pessoas. Este ano a quadra junina oficial teve início no domingo, 10, e prossegue até 1º de julho.
A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) coordena um esquema especial que envolve segurança, organização do trânsito, atendimento médico e logística. No complexo do “Arraiá da Capitá” foram instaladas duas arquibancadas com capacidade total para mil pessoas, camarotes para jurados e autoridades e um palco para as apresentações culturais. Toda a programação é gratuita.
O evento será aberto com a apresentação do Boi Ametista e do grupo Parafolclórico Ariru Tupã Pará. Em seguida, começa o concurso oficial de quadrilhas juninas. A primeira quadrilha a pisar no palco será a Folguedos Anarriê, do bairro da Pedreira. A disputa da primeira fase do concurso segue até o dia 16 com apresentação de dez quadrilhas a cada noite.
Para garantir a segurança dos brincantes e do público, um efetivo de 540 guardas municipais, além de homens das Polícias Militar e Civil vão atuar em toda a extensão do Portal da Amazônia e em postos fixos próximos ao palco. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai atuar em um posto de atendimento de urgência e emergência e terá a disposição uma ambulância de retaguarda. Educadores de rua da Fundação Papa João XXII (Funpapa) farão abordagens sociais, quando for o caso. Também estarão a postos agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon), do Juizado da Infância e da Juventude e da Defesa Civil Municipal.
Toda a programação do “Arraiá da Capitá” envolve apresentações de grupos parafolclóricos, folclóricos, bois-bumbás, pássaros juninos, cordões de bichos, carimbó de pau e corda, toadas, além de concursos de misses das quadrilhas juninas, da terceira idade e GLBTTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e a disputa para escolher as dez melhores quadrilhas juninas de Belém na categoria adulto. Também haverá concurso de quadrilha mirim.
Segundo o presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, o “Arraiá da Capitá” é o ponto máximo da mostra da cultura paraense. “Esperamos um público de dez mil pessoas durante toda a programação. Estamos fazendo um São João da cultura da paz e esperamos que os moradores de Belém participem e sejam nossos parceiros na continuidade dessa tradição junina em Belém do Pará”, disse.
Júri - Quinze jurados selecionados por meio de edital terão a tarefa de escolher as dez melhores quadrilhas juninas da capital paraense. Estão na disputa mais de 40 grupos. Serão premiados os três primeiros colocados no concurso oficial de quadrilhas adultas e misses juninas nas modalidades caipira, simpatia e morena cheirosa, melhor idade, miss caipira GLBTTT, melhor marcador de quadrilhas, melhor traje junino e melhor coreografia junina. O “Arraiá da Capitá” é promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.
Confira a programação da fase classificatória Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá 2018”:
- Quarta-feira, 13:
- Folguedos Anarriê – Pedreira
- Roceiros da Terra Firme – Terra Firme
- Pipocando Junino – Terra Firme
- Brasileirinha – Icoaraci
- Roceiros da Amizade – Sacramenta
- Balão de Ouro – Mangueirão
- Sedução Ranchista – Jurunas
- Império de São João – Terra Firme
- Caipira São Pedro – Terra Firme
- Paraíso Junino – Benguí
- Quinta-feira, 14:
- Romance Matuto – Canudos
- Impacto Junino – Icoaraci
- Arrastapé Junino – Tenoné
- Império Junino – Outeiro
- Explode Coração – Telégrafo
- Roceiros da Barão – Guamá
- Sedução Cabocla – Tapanã
- Fúria Junina – Marco
- Mistura Brasileira – Cabanagem
- Os Cabuçus – Atalaia
- Sexta-feira, 15:
- Renovação de São João – Condor
- Roceiros da Dindinha – Jurunas
- Arrastão Junino – Tenoné
- Amor pela Rainha – Cremação
- Encanto da Juventude – Guamá
- Pai D’água no Arraiá – Marambaia
- Reino de São João – Guamá
- Tradição Junina – Bengui
- Revelação Mosqueirense – Mosqueiro
- Garra Junina – Icoaraci
- Sábado, 16:
- Fuzuê Junino – Pedreira
- Santa Luzia – Jurunas
- Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci
- Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém
- Mensageiros do Amor – Pedreira
- Alegria Junina – São Brás
- Revelação do Marco – Marco
- Rosa Vermelha – Terra Firme
- Encanto Tropical – Tapanã
- Charme da Ilha – Mosqueiro
Quadrilhas Mirins
- Domingo, 17:
- Buscapé Mirim – Benguí
- Revolução Mirim – Benguí
Serviço:
Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia, a partir das 17h desta quarta-feira, 13. A programação é aberta ao público.