Pesquisar

Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia

Foto: Fernando Sette - Comus
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia
Concurso oficial de quadrilhas juninas começa nesta quarta, no Portal da Amazônia

Palco montado no Portal receberá o Boi Ametista e do grupo Parafolclórico Ariru Tupã Pará na abertura do "Arraiá da Capitá 2018".

Começa nesta quarta-feira, 13, Dia de Santo Antônio, o Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, no Portal da Amazônia. A festa se inicia às 17h, com apresentação de grupos parafolclóricos. O “Arraiá da Capitá” é considerado o maior São João da Região Norte do Brasil, registrando a participação de dez mil pessoas. Este ano a quadra junina oficial teve início no domingo, 10, e prossegue até 1º de julho.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) coordena um esquema especial que envolve segurança, organização do trânsito, atendimento médico e logística. No  complexo do “Arraiá da Capitá” foram instaladas duas arquibancadas com capacidade total para mil pessoas, camarotes para jurados e autoridades e um palco para as apresentações culturais. Toda a programação é gratuita.

O evento será aberto com a apresentação do Boi Ametista e do grupo Parafolclórico Ariru Tupã Pará. Em seguida, começa o concurso oficial de quadrilhas juninas. A primeira quadrilha a pisar no palco será a Folguedos Anarriê, do bairro da Pedreira. A disputa da primeira fase do concurso segue até o dia 16 com apresentação de dez quadrilhas a cada noite.

Para garantir a segurança dos brincantes e do público, um efetivo de 540 guardas municipais, além de homens das Polícias Militar e Civil vão atuar em toda a extensão do Portal da Amazônia e em postos fixos próximos ao palco. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai atuar em um posto de atendimento de urgência e emergência e terá a disposição uma ambulância de retaguarda. Educadores de rua da Fundação Papa João XXII (Funpapa) farão abordagens sociais, quando for o caso. Também estarão a postos agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon), do Juizado da Infância e da Juventude e da Defesa Civil Municipal.

Toda a programação do “Arraiá da Capitá” envolve apresentações de grupos parafolclóricos, folclóricos, bois-bumbás, pássaros juninos, cordões de bichos, carimbó de pau e corda, toadas, além de concursos de misses das quadrilhas juninas, da terceira idade e GLBTTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e a disputa para escolher as dez melhores quadrilhas juninas de Belém na categoria adulto. Também haverá concurso de quadrilha mirim.

Segundo o presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, o “Arraiá da Capitá” é o ponto máximo da mostra da cultura paraense. “Esperamos um público de dez mil pessoas durante toda a programação. Estamos fazendo um São João da cultura da paz e esperamos que os moradores de Belém participem e sejam nossos parceiros na continuidade dessa tradição junina em Belém do Pará”, disse.

Júri - Quinze jurados selecionados por meio de edital terão a tarefa de escolher as dez melhores quadrilhas juninas da capital paraense. Estão na disputa mais de 40 grupos. Serão premiados os três primeiros colocados no concurso oficial de quadrilhas adultas e misses juninas nas modalidades caipira, simpatia e morena cheirosa, melhor idade, miss caipira GLBTTT, melhor marcador de quadrilhas, melhor traje junino e melhor coreografia junina. O “Arraiá da Capitá” é promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.

Confira a programação da fase classificatória Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá 2018”:

- Quarta-feira, 13:

  1. Folguedos Anarriê – Pedreira
  2. Roceiros da Terra Firme – Terra Firme
  3. Pipocando Junino – Terra Firme
  4. Brasileirinha – Icoaraci
  5. Roceiros da Amizade – Sacramenta
  6. Balão de Ouro – Mangueirão
  7. Sedução Ranchista – Jurunas
  8. Império de São João – Terra Firme
  9. Caipira São Pedro – Terra Firme
  10. Paraíso Junino – Benguí

- Quinta-feira, 14:

  1. Romance Matuto – Canudos
  2. Impacto Junino – Icoaraci
  3. Arrastapé Junino – Tenoné
  4. Império Junino – Outeiro
  5. Explode Coração – Telégrafo
  6. Roceiros da Barão – Guamá
  7. Sedução Cabocla – Tapanã
  8. Fúria Junina – Marco
  9. Mistura Brasileira – Cabanagem
  10. Os Cabuçus – Atalaia

- Sexta-feira, 15:

  1. Renovação de São João – Condor
  2. Roceiros da Dindinha – Jurunas
  3. Arrastão Junino – Tenoné
  4. Amor pela Rainha – Cremação
  5. Encanto da Juventude – Guamá
  6. Pai D’água no Arraiá – Marambaia
  7. Reino de São João – Guamá
  8. Tradição Junina – Bengui
  9. Revelação Mosqueirense – Mosqueiro
  10. Garra Junina – Icoaraci

- Sábado, 16:

  1. Fuzuê Junino – Pedreira
  2. Santa Luzia – Jurunas
  3. Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci
  4. Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém
  5. Mensageiros do Amor – Pedreira
  6. Alegria Junina – São Brás
  7. Revelação do Marco – Marco
  8. Rosa Vermelha – Terra Firme
  9. Encanto Tropical – Tapanã
  10. Charme da Ilha – Mosqueiro

Quadrilhas Mirins

- Domingo, 17:

  1. Buscapé Mirim – Benguí
  2. Revolução Mirim – Benguí

 

Serviço:

Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia, a partir das 17h desta quarta-feira, 13. A programação é aberta ao público.

Relacionadas: