Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), promoveu uma reunião com representantes de blocos carnavalescos para tratar do pré-Carnaval de Belém. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e contou com a participação de representantes de diversos órgãos municipais envolvidos com a organização do evento.
O encontro tratou da folia nos bairros de Belém, seguindo as determinações da Lei Municipal Nº 9.306, que reconhece o Pré-Carnaval como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Belém.
O presidente da Fumbel, Fabio Atanásio, explicou: “Nós convidamos toda a cidade, os produtores, os organizadores e a Liga (dos Blocos do Pré-Carnaval da Cidade Velha). Enfim, travamos um debate aberto, no sentido que a partir dessas contribuições, consigamos construir convergências para fazer um Carnaval à altura das melhores tradições de Belém. Foram trazidas questões relativas ao carnaval na Cidade Velha e outros bairros, com demandas distintas”.
Ainda de acordo com Atanásio, a reunião acabou dando destaque para as ações na Cidade Velha, devido à tradição. “Por reunir um número maior de foliões, por demandar alguns cuidados adicionais e por ser um espaço tombado, um espaço histórico, de patrimônio, suscitaram alguns questionamentos, inclusive alguns deles, vindo da representante do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio, além do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que dizem respeito à questão da sonorização, do circuito dos trios, dentre outros”.
Para o presidente da Liga, Fabiano Scherer, na reunião foi possível esclarecer o papel de cada participante, seja o de quem promove, seja o apoio da Prefeitura de Belém através das secretariais com seus serviços. “Foi muito positiva a reunião, pois mostrou a boa vontade que a Prefeitura tem de realizar, de novo, essa parceria com a Liga para o Pré-Carnaval. Tudo muito bem colocado. As dúvidas foram ajustadas e agora é seguir com as organizações, já que dia 26 de janeiro já terá bloco na rua”.
O presidente da Fumbel encerrou a reunião ratificando que na próxima terça-feira, 20, a partir das 19h, haverá outra reunião, desta vez na Cidade Velha, no Centro Social São João Paulo II. “Estou super satisfeito com a reunião, pois foi um debate aberto, democrático, em que as pessoas se posicionaram. Não houve nenhum tipo de agressão ou enfrentamento, apesar das colocações serem as mais diversas possíveis. Lembrando que a participação da Prefeitura de Belém se dará mediante, provavelmente, uma parceira público-privada, em que os organizadores que participam e se propõem a assumir responsabilidades no Carnaval vão formalmente assumir esses compromissos, ou seja, ao mesmo tempo que estamos abrindo um espaço de debate democrático, republicano, nós estamos também, co-responsabilizando a todos, haja vista que estamos falando no patrimônio da cidade”, afirmou.