Pesquisar

Prefeitura de Belém oferece cursos de empreendedorismo em Outeiro

Foto: Talison Lima - Ascom Arout
Prefeitura de Belém oferece cursos de empreendedorismo em Outeiro
Prefeitura de Belém oferece cursos de empreendedorismo em Outeiro
Prefeitura de Belém oferece cursos de empreendedorismo em Outeiro

Moradores da ilha de Caratateua trocaram a folia do carnaval por novos aprendizados, participando do curso “Empreendedorismo”

Moradores da ilha de Caratateua trocaram a folia do carnaval por novos aprendizados, participando do curso “Empreendedorismo”, ofertado pela Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Outeiro, em parceira com o Fundo Ver-o-Sol, no último sábado, 23.

A iniciativa teve o intuito de levar novos conhecimentos sobre registro e emissão do Microempreendedor Individual (Mei), criação do próprio negócio e também atuar na prevenção e redução da vulnerabilidade social de pessoas que recebem benefícios sociais. Cerca de 50 pessoas participaram do curso, ministrado por Ricardo Antunes, do Fundo Ver-o-Sol, e que foi realizado na sede da Fundação Escola Bosque (Funbosque), em Outeiro, distrito de Belém.

“Nosso objetivo é atuar na prevenção e redução da vulnerabilidade social em Outeiro, e o principal intuito da capacitação foi fomentar a autônima de pessoas que recebem benefícios sociais e outros que acessam o Cras”, destacou Felipe Gonçalves, coordenador do Cras - Outeiro.

Temas - Uma das temáticas abordadas durante a capacitação foi a criação do plano de negócios. Márcia Silva, 36 anos, sentada em uma das carteiras na fileira da frente, a moradora atenta anotava as orientações. “É bom prestar a atenção”, brincou.

Márcia, assim como muitos belenenses, está desempregada e aproveitou a capacitação gratuita. “Há um tempo eu tinha um pequeno comércio em frente de casa, mas por não saber administrá-lo, acabou não dando certo. Aqui na capacitação aprendemos sobre vários processos que até então eram desconhecidos, por mim e pelos colegas. Aprendi muito e estou motivada a abrir meu negócio e conquistar mais independência financeira”, disse.

Buscando informações sobre como solicitar a emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal, que oferece gratuidade em ônibus interestadual e descontos na entrada de eventos culturais, Renan Cavalcante, 21 anos, aproveitou e também se inscreveu na capacitação. “Eu buscava informações e encontrei um anúncio informado sobre a capacitação. Esses cursos são importantes para a comunidade que precisa deles e vai enriquecer os currículos de cada um. Além disso, mostra uma visão de mercado aos que desejam abrir o próprio negocio”, opinou Renan.

Durante a capacitação foram apresentadas as características de empreendedores de sucesso. “Conseguimos promover mais uma capacitação por meio da Prefeitura de Belém, que trouxe um olhar direcionado para a importância de se tornar microempreendedor individual e formalizar as atividades comerciais na ilha. Durante a capacitação foram mostradas as características de perfil de um empreendedor”, detalhou Kadmiel Pacífico, coordenador do Fundo Ver-o-Sol.

 

Relacionadas: