Emissão de documentos, palestra e serviços de saúde contemplaram neste sábado, 03, os moradores da ilha de Cotijuba, distrito de Outeiro. Das 8h às 12h, o projeto “OAB Na Ilha”, desenvolvido pela Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, em parceira com a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), levou uma variada programação de atendimentos aos moradores do distrito, beneficiados de forma gratuita.
“É muito gratificante poder participar dessa ação social da OAB em parceria com a Prefeitura de Belém. Nós da Unidade Municipal de Saúde ficamos felizes em poder contribuir com os atendimentos médicos e testes rápidos”, comentou Rosivânia Costa, coordenadora da UMS de Cotijuba.
Em busca de uma nova via da Carteira de Identidade, Rosana Bastos, de 55 anos, chegou bem cedo ao prédio da Escola Estadual Martha da Conceição, local da ação. “A foto da minha carteira de identidade está danificada e com manchas. Tentei emitir o Passe Fácil Sênior, no centro de Belém, mas, infelizmente, não foi possível por conta da situação do documento. Com essa ação aqui na ilha vou emitir uma nova identidade e conseguir meu passe fácil”, festejou.
O público pode participar de palestra sobre manipulação de alimentos, testes gratuitos e aconselhamento para a prevenção de sífilis e HIV, oferecidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Acredito que a prevenção é a melhor forma de evitar doenças e essa ação aproxima os serviços de saúde para nossas comunidades”, contou a moradora Ednéa Monteiro, de 33 anos. “Hoje separei esse tempo para minha saúde e graças a Deus os resultados são negativos para qualquer doença”, completou.
A aposentada Antônia de Jesus, de 82 anos, realizou teste de glicemia e mediu a pressão arterial “É importante esses atendimentos gratuitos, pois nem todos têm tempo ou dinheiro para acompanhar a saúde de perto", reconheceu.
De acordo com o advogado Murilo Jatahy, coordenador da ação, cerca de 400 atendimentos foram realizados. "A programação foi muito produtiva. Estamos levando conhecimentos e ações de cidadania que possam melhorar as comunidades de Cotijuba. Com isso cumprimos nosso papel social para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. As nossas comissões planejaram uma série de atividades para levar ações e orientações sobre variados temas relacionados ao direito", afirmou o advogado.
O Conselho Tutelar esteve presente com abordagem sobre educação, direitos e deveres. Outra atuação foi da Defesa Civil do Município. “Contamos com 15 profissionais trabalhando no atendimento das demandas da ação e uma equipe de primeiros socorros durante todo o evento”, contou Claudionor Correa, coordenador operacional da Defesa Civil. Na oportunidade, equipes técnicas da Defesa Civil de Belém realizaram estudos e promoveram uma palestra com dados sobre as formas de evitar o avanço do fenômeno da erosão nas praias.
A ação contou com apoio da Administração Regional do Outeiro (Arout), Fundação Escola Bosque (Funbosque), Associação Educacional Unidos Das Ilhas (Asseudi) entre outras secretarias e órgão estatuais.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.