Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito

Foto: Ascom Semob
Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito
Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito
Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito
Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito

Jeniffer Nicole aprendeu o significado de cada cor do semáforo e o jeito seguro de atravessar na faixa de pedestre

Jeniffer Nicole Mendes, de 8 anos, ficou entusiasmada com a atividade sobre segurança no trânsito, ocorrida na Escola Municipal José Alves da Cunha, no Tapanã. Ela usou a fantasia de semáforo para os coleguinhas aprenderem sobre cada cor e o jeito certo de atravessar na faixa de pedestre. 

A menina, orientada por educadores de segurança no trânsito, relatou que se tiver semáforo, o certo para os pedestres é atravessar quando estiver verde e vermelho aos veículos. Se a faixa não tiver semáforo, tem que dar o sinal de vida, que é o aceno com as mãos para que os carros parem. E quando atravessar tem que ser sempre com um adulto, que deve segurar no pulso da criança e não nas mãos.

Athos Daniel Rocha, de 8 anos, também aprendeu essa lição e ainda mais: para andar de bicicleta com segurança tem que usar o capacete, joelheira e cotoveleira. Ele até passeou pelo anfiteatro da escola para mostrar o que aprendeu. 

Jeniffer e Athos foram alguns dos 186 alunos da José Alves da Cunha que, na manhã desta segunda-feira, 23, participaram da ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que levou os agentes de educação no trânsito à unidade escolar para orientarem as crianças sobre os riscos de acidentes de trânsito, tendo como principal instrumento o teatro de bonecos.

A atividade faz parte da programação Maio Amarelo, da Prefeitura de Belém, com o objetivo de conscientizar sobre a segurança no trânsito, desenvolvida pela Semob. A agente de educação Karime Sibelly Rodrigues e a bonequinha Lilica interagiram com a criançada,  do 1° ao 5° ano, na faixa etária de 5 a 9 anos, repassando informações básicas que podem evitar acidentes de trânsito. 

Informação - A boa receptividade dos alunos pela atividade foi demonstrada pelo comportamento deles, que quietinhos ficaram atentos às informações repassadas, como andar no ônibus com segurança, não colocar a cabeça para fora, esperar o ônibus na calçada, na parada.

Assim como, souberam que para andar de moto, a idade correta é a partir de 10 anos e que no banco da frente do carro, só para quem tiver 10 anos de idade e altura de 1,45 m. Já no banco de trás também tem regrinhas, dependendo da idade, usa bebê conforto, cadeirinha e a partir de 7 anos, já pode usar o cinto no banco de trás.

A gestora da escola, Domingas Pereira destacou a importância da atividade, pelo motivo de “a partir dessa faixa etária (5 a 9 anos), a criança está em fase de desenvolvimento, com mais disposição para apreender esse conhecimento. Além de ser um agente multiplicador é o adulto de amanhã, no trânsito, com mais disciplina”.

A coordenadora pedagógica Malena Rosa aprovou essa iniciativa, principalmente, porque as crianças precisam ter cuidado ao atravessar a rua e mesmo ao utilizar a bicicleta, o meio de transporte que eles mais usam.

“Apesar dos pais deixarem e buscarem os nossos alunos, é preciso ter mesmo esse cuidado. É importante, porque, por mais que nossas professoras ensinem, elas não têm essa dinâmica e material que os educadores de trânsito possuem. As crianças adquirem mais rápido quando vem para a prática”, concluiu.

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: