Nesta quarta-feira, 5, os moradores de Belém acompanharam a entrega da Unidade de Ensino Infantil (UEI) Santa Rosa, no bairro do Guamá. A instituição de ensino é a terceira reformada por completo no bairro, oferecendo aos seus 157 alunos matriculados infraestrutura com qualidade e, consequentemente, mais conforto.
Com a escola Santa Rosa, a Prefeitura de Belém contabiliza 20 unidades educativas entregues após reforma geral, um compromisso da atual gestão com a população da capital paraense no que diz respeito à educação.
Maria Cecília, de 4 anos de idade, faz parte da comunidade estudantil. Segundo a mãe dela, a dona de casa Priscila de Souza, a menina estava na expectativa de voltar a estudar presencialmente. “Ela nem conseguiu dormir direito à noite passada, de tanto que queria conhecer a nova escola”.
Priscila ainda relatou o sentimento de ver a escola da filha completamente reformada. “Agora, eu me sinto mais segura em deixar minha filha aqui, porque o prédio está novinho e profissionais são capacitados para dar aula pra ela”.
Investimento de R$ 750 mil
Na reforma foram investidos cerca de R$ 750 mil, garantindo:
- novas instalações elétricas e hidráulicas;
- revestimento de parede;
- pintura interna e externa;
- cobertura na entrada de acesso à escola;
- construção de banheiro para atendimento às pessoas com deficiência (PCD);
- construção de uma nova sala de aula - assegurando mais 20 vagas;
- climatização;
- e outras melhorias estruturais, como um novo piso.
Inclusão
A reinauguração da UEI Santa Rosa foi feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Araceli Lemos. “As crianças terão aulas em tempo integral, quatro refeições, segurança total e uma educação com qualidade”, enfatizou o prefeito.
Assim como as demais unidades educativas do município, a UEI Santa Rosa preza pela inclusão de crianças com deficiência, indígenas e refugiadas.
A dona de casa e indígena Neia Tneuhafe, da etnia Hixkaryana, tem dois filhos matriculados na escola. Quezia Elza Tewrye, de 5 anos, e Kelvin João Morta, de 3 anos. “Estou muito feliz com essa oportunidade que a Prefeitura está dando aos meus filhos de estudarem aqui nessa linda escola. Isso ajuda muito no aprendizado deles com as outras crianças não indígenas”.
Outra mãe de aluno satisfeita com a obra realizada na escola é a dona de casa Laís Melo, que tem o filho João Felipe Melo, de 8 anos, matriculado na unidade de ensino. “Meu filho é autista e estuda aqui desde os dois anos de idade. Desde quando ele teve o diagnóstico de autismo, a escola trabalhou a inclusão dele com os outros alunos. É gratificante ver o compromisso da Prefeitura com a nossa escola”, disse.
Segundo a diretora da Santa Rosa, Helem Maia, “com a reforma, as crianças e os professores terão mais suporte. Isso vai refletir na qualidade de ensino das crianças, no trabalho dos professores e no bem-estar de toda a nossa comunidade”.
Homenagens
Durante a reinauguração da UEI Santa Rosa, as educadoras Tereza Suely Amorim da Costa e Maria de Fátima Holanda Cohen foram homenageadas pela Prefeitura de Belém por todo o trabalho prestado ao longo de mais de 25 anos. Maria de Fátima e Tereza são praticamente fundadoras da escola e não mediram esforços na luta incansável para conseguir a tão sonhada reforma da unidade de ensino.
Unidades educativas entregues pela Prefeitura de Belém entre 2021 a 2023:
UEI Wilson Bahia - 31/08/21
UEI/Creche Betinho - 04/12/21
UEI Cohab III - 12/08/21
UEI Rosemary Jorge – 14/06/22 (brinquedoteca)
UEI Rotary – Mosqueiro - 15/07/22
UEI Catalina III – 26/10/22 (brinquedoteca)
UEI Terra Firme – 12/01/2023
UEI Santa Rosa - 05/04/23
EMEI Francisco de Assis – 12/01/2021 (brinquedoteca)
EMEI Canto do Uirapuru – 28/06/22 (brinquedoteca)
EMEI Gilvânia Márcia - 30/08/22
EMEI Rita Nery – 27/10/22 (brinquedoteca)
EMEIF Amancia Pantoja -13/01/22 (biblioteca)
EMEIF Amália Paungartten – 05/04/22 (biblioteca)
EMEIF Sabino Barreto – 08/04/22 (biblioteca)
EMEIF Duas Irmãs Bianca e Adriely – 08/09/22 (biblioteca)
EMEF Benvinda de França Messias - 17/02/2023
EMEF Honorato Filgueiras – 11/08/22 (biblioteca)
EMEF Padre Leandro – 24/02/2023
EMEF Benvinda de França Messias - 17/02/2023
Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes -14/10/21