Programa de regularização fundiária faz pré-cadastramento de moradores da Terra Firme em Belém

Foto: Willys Lins/Codem
Programa de regularização fundiária faz pré-cadastramento de moradores da Terra Firme em Belém

Ação do programa Terra da Gente, realizada no conjunto Satélite, no mês de julho de 2024.

Moradores do bairro Terra Firme, que ocupam imóveis localizados em áreas da União, terão uma boa oportunidade de se tornarem donos dos terrenos, legalmente. Nesta sexta-feira, 30, o Programa de Regularização Fundiária Terra da Gente, da Prefeitura de Belém, vai realizar um mutirão de pré-cadastramento de moradores, que se enquadram nas diretrizes do programa. A ação será realizada, a partir das 15h, na Quadra da Paróquia São Domingos de Gusmão, localizada na Avenida Celso Malcher.

O pré-cadastro é a primeira etapa da regularização fundiária, até a entrega do Título Definitivo de Propriedade de Imóveis, registrado em cartório. Possuir o título definitivo de propriedade é um sonho antigo de muitas famílias.

O Programa Terra da Gente já entregou milhares de títulos de propriedade em Belém, aumentando a regularização fundiária no município, de maneira significativa, incluindo templos evangélicos e igrejas, especialmente na periferia.

Terra da Gente

É um programa social da Prefeitura de Belém iniciado em 2021, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem) por meio da Diretoria de Gestão Fundiária (DGF). Em quase quatro anos de execução, o Terra da Gente já beneficiou mais de 16 mil famílias, em diversos bairros periféricos da capital paraense. A expectativa é de que, até o final de 2024, mais de 20 mil sejam contempladas.

Para se habilitar ao programa o morador deve apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): CPF, documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Identidade da categoria profissional; comprovante de Estado Civil, Declaração de União Estável, Casamento ou Óbito); comprovante de endereço atualizado (Conta de água, luz, telefone com CEP); comprovante de inscrição no IPTU, comprovante de compra e venda do imóvel; comprovante de renda.

Segurança jurídica

A entrega do Título Definitivo de Propriedade de Imóveis conta com a parceria de cartórios, por meio do Terra da Gente, garantido pela Lei Municipal n°. 9.733, de janeiro de 2022, e representa aos proprietários o direito real sobre o imóvel, com a garantia de segurança jurídica da propriedade. Significa que o cidadão ou cidadã recebe, de forma gratuita, da Prefeitura de Belém, por meio da Codem, o documento definitivo de propriedade por legitimação fundiária, assegurada pela Lei n°. 13.465/2017 (ReUrb).

TAGS:

Relacionadas: