Nesta terça-feira (17) os mercados da Sacramenta e Icoaraci receberam capinagem, lavagem e coleta de entulhos. “Em um trabalho integrado da Prefeitura de Belém, por meio da Sedcon, que trabalha no ordenamento dos trabalhadores das feiras e mercados, e Sezel, estamos empenhados em fazer de Belém uma cidade mais ordenada e limpa. Essa ação será frequente, nas feiras e mercados mais críticos na questão da limpeza”, destacou André Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Esta foi segunda ação de “Limpezão” realizada nas feiras e mercados de Belém e distritos. A primeira ocorreu no Espaço Palmeira, no final de maio, quando os 150 comerciantes que atuam no Espaço Palmeira, no bairro do Comércio, foram surpreendidos por uma ação de limpeza especial. Além da habitual varrição, houve capinagem, lavagem e coleta de entulhos. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), que enviou um ofício à Secretaria de Zeladoria Urbana (Sezel), a pedido dos permissionários.
Responsável pela limpeza das ruas, a concessionária Ciclus também atua nessa limpeza especial das feiras e mercados. No trabalho diário, além da varrição nesses espaços, há distribuição de containers, para que os vendedores depositem os resíduos.
Esperança de melhores vendas
Com 86 permissionários atuando em 156 equipamentos, o Mercado de Icoaraci foi um dos locais contemplados pelo “Limpezão” nesta terça-feira. O outro estabelecimento foi o mercado da Sacramenta, que possui 35 equipamentos com 18 permissionários nas vendas. Uma das trabalhadoras do local que pediu a limpeza especial no espaço foi Rosilene Muniz, 45 anos. “Agradeço muito à Prefeitura e Sedcon. O mato alto aqui estava afugentando os clientes, que já eram poucos. Espero que a partir de agora, com nosso lugar mais limpo e digno, as vendas aumentem”, disse a permissionária.