Gestão municipal empossa os membros do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém

Foto: Juliana Miranda - Ascom Fumbel
Gestão municipal empossa os membros do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém
Gestão municipal empossa os membros do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém
Gestão municipal empossa os membros do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém

Membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural foram empossados nesta terça-feira, 26, empossados

Com mais de 400 anos e sendo a porta de entrada da Amazônia, Belém é uma cidade histórica,rica no quesito patrimônio, tanto material quanto imaterial . Para preservar e salvaguardar o patrimônio histórico, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), empossou na tarde desta terça-feira, 26, oito membros para representarem o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, em cerimônia realizada no Palacete Bolonha.

O conselho é composto por membros que se comprometeram a ter um olhar difenreciado para as questões de patrimônio material e imaterial da cidade. O vice-prefeito Edilson Moura deu posse aos novos membros do Conselho do CMPPCB, que vão atuar no período 2022-2024.

Preservação - Criado pela Lei Municipal Nº 7.180, de 19 de outubro de 1981, o objetivo do Conselho é atuar junto à administração municipal com a tarefa de propor a formulação de políticas públicas voltadas para a preservação e conservação de bens móveis e imóveis de significativo valor cultural.  

O CMPPCB é composto por representantes da prefeitura de Belém, governo do estado e do governo federal; membros da sociedade civil; representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará e representantes de movimentos culturais da cidade. 

 "A partir do momento em que a gente empossa um conselho que, eu posso afirmar, extremamente qualificado, mostra a importância em que a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues dá para o patrimônio edificado e o patrimônio imaterial da cidade de Belém", afirmou Moura.

Fiscalização e zelo do patrimônio 

O CMPPCB é fundamental para fiscalização das ações em benefício do patrimônio. De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite, o conselho existe para zelar pelo que é de direito dos munícipes.

"A cidade de Belém tem uma memória e uma história fundamental e o conselho vem se reunir para tratar e deixar a cidade muito mais protegida e cuidada", ressaltou. 

De acordo com o presidente da Fumbel, Michel Pinho, agora que os membros foram empossados, o conselho irá se reunir para estabelecer uma agenda de discussão para a tomada de decisões importantes.

 "Iremos discutir quais itens devem ser tombados pelo município e devem ter cuidado em relação ao seu planejamento histórico na capital, sejam eles na orla de Belém, sejam os prédios públicos ou os bens imateriais, destacou Pinho.

 O vice-prefeito enfatizou na cerimônia, que Belém é um grande celeiro da cultura e de manifestações culturais amazônicas. "Dar as boas-vindas a conselheiros que sabem do potencial do nosso patrimônio cultural para a transformação e desenvolvimento econômico e social, com certeza, vai nos ajudar a preservar e cuidar da memória da nossa cidade e da nossa gente", ressaltou Edilson Moura.

Composição do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém – Biênio 2022-2024

Fumbel
Michel Pinho Silva- conselheiro
Márcia Teixeira Filgueira Forte- suplente

CAU/PA
Ana Cristina Lopes Braga- conselheira
Samantha Nahon- suplente

Sociedade civil
Thaís Zumero Toscano- conselheira
Andréia do Socorro Conduru de Sousa- suplente

Seurb
Enilene Débora Leite Rodrigues- conselheira
Tatiane Regis Guimarães Lins- suplente

Iphan
Rebeca Ferreira Ribeiro- conselheira
Fernando José Lima Mesquita- suplente

Dphac
Karina Vidal Moriya- conselheira
Priscila Pantoja Freire- suplente

Fórum  Landi
Elna Maria Andersen Trindade- conselheira
Maria Beatriz Maneschy Faria- suplente

Projeto Circular
Lucas Nassar Sousa- conselheiro
Maria Doroteia de Lima- suplente

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: