Pesquisar

Obras de infraestrutura transformam a Estrada Nova e melhoram toda a cidade

Foto: Ascom Promaben
Obras de infraestrutura transformam a Estrada Nova e melhoram toda a cidade
Obras de infraestrutura transformam a Estrada Nova e melhoram toda a cidade
Obras de infraestrutura transformam a Estrada Nova e melhoram toda a cidade
Obras de infraestrutura transformam a Estrada Nova e melhoram toda a cidade

Implantado o emissário de 1 km de comprimento por onde, depois de tratado, o esgoto será devolvido limpo ao rio Guamá: uma Belém de todos se constroi realizando sonhos

A inauguração do Canal de Descarga da Caripunas, em janeiro deste 2023, foi um marco das obras de infraestrutura que a Prefeitura está realizando em Belém. A partir, principalmente, dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a ação se reflete na mobilidade urbana de toda a capital.

São obras que envolvem macodrenagem, tratamento de esgotos, construção de casas, e mobilidade urbana.

Canal de Descarga

Orçada em R$ 29,5 milhões, com financiamento do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Canal de Descarga da Caripunas beneficiou diretamente 30 mil moradores que viviam em áreas alagadas. Beneficiou, também, indiretamente, cerca de um milhão de belenenses, com a diminuição dos alagamentos de ruas, melhorando o trânsito nesses bairros. Localizado no bairro do Jurunas, com 192 metros de extensão, o Canal de Descarga possui três comportas por meio das quais é feito o controle das marés para evitar alagamentos.

“Essa obra tem grande importância para a cidade na saúde, saneamento, turismo e no bem-estar de nossa população. Para mim, como prefeito, é um prazer inaugurá-la para solucionar um problema de anos dessa região”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A Prefeitura também entregou para a comunidade a praça Antônio Flávio Pena de Souza, que fica em frente ao Canal. “Além da macrodrenagem, conseguimos trazer desenvolvimento urbanístico para a área”, destacou Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Promaben.

Social

O Promaben também realiza eventos com o objetivo de promover a educação ambiental e sanitária e oferecer alternativa de renda aos moradores dos bairros atingidos pelas obras.

Já foram realizadas oficinas de Aproveitamento de Alimentos, de Boas Práticas de Reutilização de Resíduos dia Sólidos, de Fotografia com Celular de Pufes de Garrafas PET, de Reaproveitamento de Pneus e de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha.

Saúde

Será também entregue, ainda este ano, a Unidade de Referência de Vigilância de Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet), que está sendo instalada pela Prefeitura no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde da Cremação, que vem passa por reforma e ampliação.

Urvet vai funcionar como um Laboratório Central do Município de Belém, o que vai garantir maior controle sobre doenças como a dengue, esquistossomose, diarreias e leptospirose. A obra está orçada em R$ 2,8 milhões com financiamento do BID.

Cursos

Também foram realizados cursos de Panificação e Processamento de Frutas e Fabricação de Doces e de formação de Agentes Ambientais, além de ações de Educação Ambiental e de Educação no Trânsito. E ainda painéis de Resgate das Origens Belenenses e sessões de Cine Ambiental. Em 2021, foi realizado o evento Plantio da Memória em homenagem às vítimas da Covid-19.

Cofis

A Prefeitura também realizou Consultas Públicas para todas as obras que estão sendo realizadas pelo Promaben e ajudou os moradores a constituírem as Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) por meio das quais os moradores acompanham as obras.

Confira as ações de habitação realizadas pela Prefeitura no âmbito do Promaben. 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: