Servidores da Seurb plantam mudas na avenida Governador José Malcher

Foto: Tássia Barros - Comus
Servidores da Seurb plantam mudas na avenida Governador José Malcher
Servidores da Seurb plantam mudas na avenida Governador José Malcher
Servidores da Seurb plantam mudas na avenida Governador José Malcher
Servidores da Seurb plantam mudas na avenida Governador José Malcher

Servidores especializados em jardinagem preparam a terra, selecionam as mudas e fazem o plantio em volta das mangueiras

Cerca de mil mudas de plantas ornamentais estão sendo plantadas nas pérgulas das árvores localizadas na avenida Governador José Malcher, entre as avenidas Alcindo Cacela e 14 de Março, no bairro de Nazaré. A iniciativa é de servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) que se uniram para promover o paisagismo no trecho. Entre as mudas estão as espécies filodendo e bolsa de santa rita.

A iniciativa começou há seis anos e foi intensificada recentemente com a aquisição de novos materiais de jardinagem. “Estamos em uma área central, com movimentação intensa de pessoas e veículos em uma agitação contínua. Quando decidimos por esse plantio foi para tornar esse ambiente mais harmonioso, bonito, valorizando o entorno e minimizando o descarte de lixo nos canteiros. É gratificante vir trabalhar ou encerrar o expediente e ficar admirando essas belezas da natureza”, afirma Alice Tabosa, assessora técnica do gabinete da Seurb e uma das pioneiras da ação.

Dois servidores especializados em jardinagem preparam a terra, selecionam as mudas e fazem o plantio em volta das mangueiras. “Nossas mudas já proliferaram tanto que fazemos doações para outros órgãos da Prefeitura. Fizemos a jardinagem interna da Seurb e doamos em pequenas quantidades para pessoas que se comprometeram com o manuseio correto das mudas”, conta Alice.

As mudas excedentes são levadas ainda para a Granja Modelo, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que tem usado esse formato de paisagismo em outros locais da cidade, inibindo a população de colocar lixo nos pés das árvores.

Em tons de roxo e verde, essas plantas chamam a atenção de quem passa. E por isso a iniciativa também é alvo de vandalismo. “A gente plantou todos os canteiros em frente à igreja Assembleia de Deus e todas as plantas já foram retiradas de lá por transeuntes que não respeitam a jardinagem feita. Infelizmente isso acontece, mas nós procuramos repor na medida do possível”, conta a servidora.

Para Alice, pequenos gestos se tornam grandes quando todos abraçam a causa. “É compromisso de cada cidadão zelar e contribuir para melhoria da nossa cidade”, diz.

Participe - Gostou da ideia? Saiba que a população, inclusive por meio das associações de moradores dos bairros, pode entrar em contato com a Semma para solicitar o paisagismo e revitalização de pontos críticos. Para isso deve enviar e-mail para o endereço eletrônico ceadcsemma@gmail.com e falar com a Coordenadoria de Educação Ambiental em Desenvolvimento Comunitário (CEADC) da secretaria.

*Colaborou Hugo Tomkiwitz (Semma).

TAGS:

Relacionadas: