A Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro (Arout), das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Educação (Semec) e Meio Ambiente (Semma) e da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), transformou em área verde um ponto de descarte irregular de lixo no bairro Água Boa, com o plantio de mudas de espécies nativas.
A área, que fica próxima à Escola Municipal Professor Pedro Demo, vinha sendo usada irregularmente para o descarte de lixo, apesar das constantes ações de limpeza da Prefeitura no local.
“É difícil de acreditar, mas eu vejo gente que mora nesta rua sair de dentro de casa e jogar o lixo aqui, bem na frente da escola. Eles (os agentes de limpeza urbana) fazem o serviço, deixam tudo bonitinho e aí jogam tudo novamente no dia seguinte, tem gente que não se preocupa com o meio ambiente”, revelou Roberto Silva, morador do Água Boa há 17 anos, que ficou feliz com a intervenção.
As mudas foram doadas pela Semma e pela Funbosque e a Arout e a Escola Municipal Pedro Demo entraram com mão de obra e projeto paisagístico. “Já vínhamos discutindo uma solução para combater o descarte de resíduos e a preservação da área às proximidades da escola Pedro Demo desde quando assumi. Isso se tornou realidade a partir do momento que outros parceiros ingressaram na ideia”, disse Felipe Gonçalves, administrador regional de Outeiro.
De acordo com a Semma, para denunciar anonimamente o descarte irregular basta enviar um e-mail para meioambientepmb@gmail.com. Se possível, o denunciante deve anexar fotos do crime ambiental.
Para descartar entulhos, moradores devem procurar a Administração Regional de Outeiro (Arout) e fazer um agendamento, informa o administrador.
Em Outeiro, Prefeitura transforma ponto de descarte irregular de lixo em área verde
15/12/2020 14:53