Com o tema: ''Danças Circulares: Estratégia Pedagógica na Educação Popular e Antirracista'', a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu nesta sexta-feira, 19, o 6° encontro formativo para educadores em artes da rede municipal de ensino, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, localizado no bairro Campina. O encontro foi conduzido pelo do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), junto com a Coordenadoria de Educação para as Relações Étnicos-Raciais (Coderer).
Instrumento - objetivo do encontro era debater a linguagem da dança como instrumento de enfraquecimento do racismo no espaço escolar, as experiências da dança circular como prática de educação popular, a dança circular como gênero não competitivo de artes na rede municipal de Belém e o bem-estar social no desenvolvimento da arte da dança.
Conduzido pelo professor de História e formador da equipe Coderer, Ataíde Júnior, que proporcionou aos educadores um aprendizado na linguagem da dança em um contexto popular.
Segundo Ataíde, a proposta foi trabalhar estratégias que despertasse discussões em torno de manifestações culturais como ferramentas pedagógica que podem ser utilizadas para o fortalecimento de duas áreas importantes para a rede: a educação popular e a educação antirracista.
''Essas questões precisam ser pensadas pelos professores de arte para que eles façam também essas discussões com os estudantes nos espaços escolares. Criando mecanismos para que se sintam mais à vontade e confortáveis para enfrentar as várias relações em que o racismo ainda está presente nas escolas'', conta.
Habilidades estratégicas - O professor de artes, Bruno Oliveira, da EMEIF Maria de Belém Cavalcante Lessa, em Icoaraci, destaca o valor do encontro, que visa o aprimoramento de habilidades estratégicas.
''Essas formações trazem vivências e interatividades que são de extrema importância para o desenvolvimento de nossas crianças e também para os professores que conhecem novas metodologias, formas de trabalho e levamos o que foi aprendido para aplicarmos dentro de sala de aula com o coração cheio de felicidade'', explica.
Educacão sensível - Neste ano, o Nace realiza o curso de ''Decolonização do Ensino das Artes'', que é desenvolvido dentro da concepção de um ensino-aprendizagem em artes que se move por meio da educação sensível, compreendendo os sentidos numa perspectiva ampliada.
Os temas trabalhados na formação buscam ter relação entre Amazônia, arte e racialização; Arte e matrizes africanas e indígenas; Decolonização no sentido das artes e arte em contexto amazônico, arte e os povos originários, a floresta como poética. O curso ainda está pautado nas necessidades sociais que emergem diante das escolas.
Igualdade racial - A técnica de referência do Nace e especialista em políticas de promoção da igualdade racial da escola, Glauce Santos, destaca que o objetivo das formações realizadas pelo Nace é oportunizar aos educadores da rede municipal a fruição e o aprendizado na linguagem das danças circulares e nas manifestações populares.
''A formação é direcionada para as vivências que pode ser experimentadas, criando e buscando as referências que temos de nossa cultura, reconhecendo a importância do movimentar como elemento de cultura, identificar e experimentar habilidades motoras do corpo para trabalhar os ritmos e gestos com os alunos da rede'', finaliza.
À tarde, a programação continuou com o tema: ''Vivências Culturais: Manifestações Folclóricas e Populares: Carimbó e Suas Práticas Espetaculares'', ministrado pelo professor Cléber Sandim.