Pesquisar

Carnaval de Belém é sucesso de público

Embora a programação oficial ainda não tenha terminado, números obtidos até aqui impressionam
Foto: Bruno Nobre
Carnaval de Belém é sucesso de público

A festa proporcionou, além de alegria, geração de renda para a população de Belém

Embora ainda não tenha terminado oficialmente (os desfiles das escolas de samba do Primeiro Grupo, do Segundo Grupo e do Grupo de Avaliação só ocorrem no próximo final de semana), o Carnaval de Belém impressiona pelos números. Nestes dois dias de desfiles das nove escolas do Grupo Especial, na sexta-feira (14) e sábado (15), o público que circulou pela Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, superou as 35 mil pessoas. Mesmo assim, nenhuma ocorrência grave de segurança ou saúde foi registrada pelas equipes da Prefeitura de Belém que trabalharam na festa. Foram, ao todo, cerca de mil servidores municipais envolvidos nas tarefas de garantir segurança, mobilidade, saúde e um ambiente limpo para quem foi conferir a festa de perto. 

“A Prefeitura trabalhou muito para fazer dessa festa um sucesso, foram mais de 100 atrações em Belém e nos distritos, escolas de samba, trio elétrico e muita folia. Essa foi a volta do Carnaval de Belém e no ano que vem haverá muito mais”, disse o prefeito Igor Normando. 

Com relação ao desfile das escolas de samba do grupo especial, o presidente da Escolas de Sambas Associadas de Belém (ESA), Fernando Guga, também fez uma avaliação positiva. “Fazer cultura popular em Belém nunca foi fácil, mas acho que, neste ano, conseguimos aglutinar muitas forças, dar uma vitrine gigante para os artistas de Belém, para o resto do Brasil. Então, foi um ano muito vitorioso”, declarou. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, também festejou as realizações do município no Carnaval 2025. “Fizemos um carnaval extremamente sustentável, econômico e trazendo uma felicidade muito grande para a população. Então, é uma alegria muito grande para todos nós. Parabéns ao prefeito Igor Normando, a todos os servidores que estiveram maciçamente presentes e ao público que esteve presente, com chuva, sem chuva, e foi um sucesso muito grande”, avaliou.

Economia girou em R$ 1,5 milhão

No período de 12 a 15 de março (ensaios técnicos e desfiles das escolas do Grupo Especial), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) atuou com 47 servidores (40 fiscais e sete  coordenadores) na ordenação e fiscalização de 200 vendedores ambulantes (por dia) na Aldeia Amazônica e arredores. Os fiscais observaram questões como distância entre as barracas, para evitar problemas para o trânsito dos foliões, e a regularização dos trabalhadores. O esquema será repetido durante os desfiles do 1° e 2° grupos, no final de semana seguinte. Estima-se que R$ 1,5 milhão foi movimentado com os ambulantes credenciados. 

Mais de 35 mil pessoas estiveram na Aldeia nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Mesmo assim, nenhuma ocorrência grave de segurança ou saúde foi registrada - Crédito: Bruno Nobre

Estrutura de Limpeza

Já a Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), que cuidou da limpeza da Aldeia Amazônica e arredores, atuou com 60 profissionais da concessionária de limpeza urbana de Belém, que realizaram a varrição e coleta de resíduos durante a festa. O trabalho também contou com apoio de caminhões compactadores para a coleta de material após os desfiles. Na primeira noite de desfiles, sexta-feira (14), cerca de 1,5 tonelada de lixo foi descartada na Aldeia Cabana, sendo a maior parte de resíduos recicláveis. Duas cooperativas, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves) e a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (Accsb), além da Ciclus, participaram da coleta dos materiais à convite da Sezel e vão dar a destinação correta aos produtos. Já a segunda noite de desfiles contou com mais de três toneladas de lixo retiradas da Aldeia Cabana. Ao todo, foram 4,7 toneladas retiradas nos dois dias de evento. Desse total, 1.447 kg de latinhas; 990 kg de garrafas pet; 1.462 kg de vidro; 99 kg de filmes plásticos e 755 kg de papelão.

O trabalho da limpeza recolheu 4,7 toneladas de lixo e os materiais recicláveis receberão destinação adequada - Crédito: Raphael Macedo

Ações de segurança e mobilidade

Para o esquema de segurança, a Guarda Municipal de Belém trabalhou com 780 agentes na garantia da ordem pública durante os desfiles. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) atuou com 30 agentes de trânsito para organizar o fluxo de veículos, interdição de vias e orientação ao público.

Na sexta (14), não houve registros de ocorrências graves ou encaminhamentos para a delegacia por parte da Guarda Municipal de Belém. Pelos agentes de trânsito, também não houve autuações de infração, apenas orientações para circulação do trânsito. Mas, houve ações de abordagens para prevenção: 33 motociclistas; 16 automóveis; 5 carros sons (Guarda acionada para orientação e ordenação para diminuição do volume) e 59 pessoas a pé para revista. 

No sábado (15), também não houve registros de ocorrências graves e nem necessidade de abordagens preventivas. Os agentes de trânsito também não registraram sinistros e/ou autuações de infração, apenas orientações para circulação do trânsito devido o fechamento de vias.

Agentes da Guarda Municipal de Belém seguiram vigilantes durante todo o desfile, garantindo o ordenamento público - Crédito: Raphael Macedo

Saúde e bem-estar

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) preparou uma estrutura de emergência com 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Foi instalado um posto de saúde na Aldeia Amazônica e uma ambulância do Samu ficou disponível para transferências rápidas, em caso de necessidade de atendimento hospitalar.

Ao todo, foram 7.000 abordagens com orientações sobre prevenção, testagem e tratamento. Também foram distribuídos 8.440 kits de prevenção, contendo preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Houve ainda a distribuição de 400 leques informativos, facilitando o acesso a conteúdos educativos.

Com relação aos atendimentos de urgência, foram 7 na sexta (14), todos sem gravidade. Nenhum paciente precisou ser transportado. Já no sábado (15), foram 9 atendimentos, sem casos graves. Apenas uma paciente foi encaminhada pelo Samu 192 para a UPA da Sacramenta para avaliação médica detalhada.

Veja o que foi preparado nos campos de segurança, saúde e limpeza.

 

 

 

Relacionadas: