Pesquisar

Alunos de curso de Arquitetura de Brasília visitam o Museu de Arte de Belém

Foto: João Gomes / COMUS
Alunos de curso de Arquitetura de Brasília visitam o Museu de Arte de Belém
Alunos de curso de Arquitetura de Brasília visitam o Museu de Arte de Belém
Alunos de curso de Arquitetura de Brasília visitam o Museu de Arte de Belém
Alunos de curso de Arquitetura de Brasília visitam o Museu de Arte de Belém

A visita faz parte do projeto de extensão “Pé na Estrada”, da UNB

Cerca de 40 alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Brasília (UnB), acompanhados de quatro professores da mesma escola, visitam Belém desde a última terça-feira, dia 15, e nesta sexta-feira, 18, eles conheceram o Museu de Arte de Belém (Mabe). A atividade faz parte do projeto de extensão “Pé na Estrada” da universidade e se encerra na capital paraense no domingo, 20.

O projeto “Pé na Estrada” é uma atividade complementar da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), feita “de alunos para alunos”, isto é, são os próprios estudantes que tomam a iniciativa de fazer viagens para conhecer as cidades brasileiras e como elas se mostram.

Nas viagens, os estudantes partem em busca de novas vivências dos espaços estudados em sala de aula, provocando assim, um novo olhar e aumentando o conhecimento e repertório deles. As atividades do projeto proporcionam aos alunos uma experiência prática, despertando o senso crítico acerca da produção arquitetônica e das ações para preservação da memória das cidades brasileiras.

“Nessas viagens e visitas, nós buscamos não apenas dar enfoque à parte arquitetônica desses locais, mas buscamos vivenciar como a cidade se movimenta. Por isso, utilizamos o transporte público da cidade visitada, buscamos ir aos lugares de maior movimentação e também nos alimentamos como as pessoas locais, e isso nos permite um maior conhecimento da cidade”, explica a aluna Camila Garrido.

Umidade - Para o estudante Caio César, o que mais chamou a atenção dele foi a umidade de Belém e também a gastronomia. “Com o calor, nós já até estamos acostumados, porque Brasília é bem quente, às vezes, mas com essa umidade, não. E a comida daqui é excepcional. Já experimentamos um pouco de tudo. O tucupi que é ingrediente em tudo, o jambu, e também o açaí, que ‘comemos’ como todos fazem por aqui”, celebrou o estudante.

A grande maioria dos alunos não conhecia Belém. “Estamos com uma agenda bem apertada aqui em Belém. Como nunca tínhamos vindo aqui, optamos por convidar um arquiteto de Brasília que conhece bem a cidade. Então, estamos bem assessorados por ele e estamos encantados com o que já vimos”, enfatiza a professora Ana Paula Gurgel, uma das coordenadoras do projeto. “Nós, professores, orientamos os nossos estudantes, mas é importante ressaltar que esse projeto é ideia dos alunos, direcionado aos alunos”, complementa. O grupo ainda vai visitar, nesta sexta-feira, a Vila Bolonha e o Theatro da Paz, no Centro, e o Espaço São José Liberto, no Jurunas.

No Mabe, além de conhecer a arquitetura do espaço, os estudantes visitaram a exposição “Imagens de Belém, acervo modernista do Mabe”, em cartaz nas salas de exposição Theodoro Braga e Antonieta Santos Feio, do museu, desde maio deste ano.   

A primeira edição do projeto “Pé na Estrada” foi realizada em 2010, e a primeira cidade visitada foi Goiânia (GO). Após essa edição, vieram Curitiba (PR), as cidades históricas de Minas Gerais, Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e agora, Belém. Após cada viagem, é realizada uma exposição com tudo o que foi produzido pelos alunos viajantes.

Para quem quiser acompanhar as impressões dos alunos sobre Belém e outras cidades, eles mantêm uma página do Facebook (@penaestrada.fau) e um perfil no Instagram (@penaestrada.fau).

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: