A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria de Educação (Semec), fez a entrega, na manhã de quarta-feira, 20, das obras de revitalização da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Lúcia Oliveira Monteiro, localizada no conjunto Cordolina Fonteles, no bairro do Tenoné. A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, autoridades municipais e de pessoas da comunidade do entorno da escola.
A cerimônia de inauguração teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Municipal de Belém e o hasteamento de bandeiras por três alunos da escola, e pelo prefeito Zenaldo Coutinho, o secretário Marcelo Mazzoli e o vereador Lulu das Comunidades.
A escola surgiu da iniciativa da própria comunidade, e começou a partir de um centro comunitário fundado pela Associação dos Moradores do Conjunto Cordolina Fonteles, no ano de 2004. Com o passar dos anos, a escola firmou convênio educacional com a Semec, mas ainda estava sem a estrutura adequada. Em agosto deste ano, após solicitação de membros da comunidade, o espaço entrou em obras de revitalização.
As obras tiveram um custo de cerca de R$ 300 mil, e contemplaram a reforma completa do telhado, pintura interna e externa, revisão da fiação elétrica e do sistema de abastecimento de água, troca do piso, construção do muro e a readequação dos ambientes da escola, que conta com cinco salas de aula, três banheiros, dois depósitos, copa, sala dos professores e a diretoria, além de um espaço interno de convivência, jardim, horta e parquinho. Atualmente, 247 alunos frequentam a escola, nos turnos da manhã e à tarde, desde o Jardim II até o 4º Ano.
A estudante Tarsis Emanuelle da Silva, de 9 anos, aluna do 3º Ano, estava feliz com inauguração da escola. “O espaço da escola é bom, mas agora ficou bem melhor. Eu gostei de tudo o que fizeram aqui, e acho que vai ficar melhor ainda”, opinou a menina.
Compromisso - Para o titular da Semec, Marcelo Mazzoli, a revitalização da escola Maria Lúcia Oliveira Monteiro é a concretização de um compromisso da PMB assumido com a comunidade. “Essa escola veio da luta das pessoas que vivem aqui, do movimento de ocupação desta área e que queriam uma educação melhor para seus filhos. A escola ganha uma proposta pedagógica sistematizada e fizemos aqui os reparos mais urgentes, mas ainda faltam outras obras que faremos em breve”, explicou Mazzoli.
As obras na escola ainda não foram encerradas. O prefeito Zenaldo Coutinho disse que na inauguração desta quarta-feira, foi entregue a primeira fase da revitalização. “Fico feliz em afirmar que esta escola é fruto da luta e do compromisso de todos. Por isso, estamos aguardando a documentação com a qual a comunidade vai doar à Prefeitura o prédio da escola e o terreno dela, e que ela passe definitivamente ao município. Voltaremos aqui para construir uma quadra de esportes e implantar a climatização em todos os espaços, e esperamos voltar em breve para inaugurar mais esses melhoramentos”, enfatizou o prefeito.
Falando aos estudantes, a diretora da escola, Ana Célia Carvalho, lembrou aos alunos sobre o compromisso que eles assumiram de cuidar bem da escola. “Passamos de sala em sala, conversando com os alunos sobre esse sentimento de pertencimento que eles devem ter. Todos eles agora têm a missão de bem manter a escola, e que ela não seja danificada”, contou.
Homenagem - O nome da escola é uma homenagem a Maria Lúcia Oliveira Monteiro, professora desde que as atividades educacionais no local começaram há 13 anos, sendo que ela também foi integrante do Centro Comunitário que deu início ao futuro colégio. Ela foi mestre de várias crianças da comunidade e foi decisiva na educação deles. Dona Maria Lúcia faleceu em 2015, mas ainda é lembrada com muito carinho por todos.
O irmão de Maria Lúcia, Carlos Alberto Rodrigues, e um dos três filhos dela, Orlandino Oliveira de Lima, também participaram da inauguração. Orlandino estava feliz com a lembrança à mãe. “Minha mãe se dedicou a esta escola e não media esforços para que tudo saísse bem. Ela trabalhava de dia, fazia cursos à noite, e quando chegava ainda fazia os planos de aula. Fico emocionado e espero que todos aqui saibam cuidar bem da escola”, disse.
A dona de casa Maria de Nazaré Rosa, de 36 anos, tem dois filhos, de 9 e 6 anos, que já estudam na escola Maria Lúcia Oliveira Monteiro. Ela foi à inauguração levando a pequena Lorena, que também vai estudar no local daqui a um ano. “Acho que o ensino aqui é muito bom. Meu filho chegou aqui sem saber ler e agora lê de tudo. Acredito que as obras que fizeram vão ajudar também na melhoria do ensino para as crianças”, avaliou Maria de Nazaré.
A cerimônia de entrega das obras de revitalização da escola foi encerrada com a apresentação dos alunos do 1º a 2º Ano, que cantaram canções natalinas, acompanhados de perto pelos pais.