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Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017
Escolas municipais de ensino fundamental celebram conquista no Ideb 2017

A avaliação do Idep é feita de dois em dois anos. A próxima aferição nas escolas municipais brasileiras será em 2019. Em 2015, a nota do Ideb para os anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de foi 4.6, e nos anos finais (6º ao 9º ano) de 4.0. Em 2017, nos anos iniciais foi de 5.1, atingindo a meta prevista para 2019, e dos anos finais foi de 4.3.

Seis escolas da rede pública de ensino infantil e fundamental do município de Belém alcançaram, e até superaram, o conceito seis na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A conquista - divulgada há duas semanas pelo Ministério da Educação (MEC) - colocou Belém em terceiro lugar entre as capitais brasileiras que mais melhoraram a educação básica nos últimos anos, registrando um crescimento de 0.5.

Para celebrar essa conquista, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu um encontro, em meio a um almoço, com os diretores das 55 escolas municipais que obtiveram o conceito acima de 5.0, no início da tarde de sexta-feira, 14. A reunião transcorreu em meio a momentos de declarada emoção de todos.

O MEC estabeleceu como meta do Ideb 2017 o conceito seis. Seis escolas de Belém chegaram a esse patamar e algumas até superaram essa meta. A escola municipal que registrou o maior Ideb foi a Silvio Leandro, no bairro da Cabanagem, com 6.8, o maior índice alcançado na capital.

As outras escolas bem colocadas foram a Ernestina Rodrigues, em São Brás, e Theodor Badotti, no bairro do Tenoné, que obtiveram o conceito 6.6; a escola Amância Pantoja, no Guamá, que teve pontuação de 6.4; a Silvio Nascimento, na Condor, que ficou com a nota 6.2; e a Professor Paulo Freire, também no Tenoné, com a nota 6.0.

Décimos - A diretora de ensino da Semec, Dorvalina Bastos, frisa que algumas das unidades não obtiveram o conceito 6, recomendado pelo MEC, por apenas um décimo. Se declarando muito emocionada, a diretora de ensino disse que a vitória da educação belenense no Índice de Desenvolvimento é mérito de um trabalho em equipe.

“Eu sou um exemplo de como a educação pode mudar a vida de uma pessoa. Minha família morava em um rio, no município de Abaetetuba. Minha mãe era analfabeta, mas sempre disse, e cumpriu a promessa de que nenhum filho dela não saberia ler e escrever. A educação é o maior instrumento de inclusão e por isso lutamos para que, cada vez mais, a educação que proporcionamos, em rede, a todas essas crianças, seja uma forma de mudar a vida de todas elas”, declarou a diretora.

Para a titular da Semec, Socorro Aquino, o atual objetivo da secretaria é ajudar às escolas que não alcançaram as metas e superarem as dificuldades. “Desde que recebemos os índices de cada escola, já fizemos várias reuniões para dialogar e entender quais as dificuldades pelas quais as escolas passaram. Vamos trabalhar arduamente para que consigamos atingir as metas estabelecidas pelo MEC, de forma igualitária”, adiantou a secretária.

Uma das pessoas mais festejadas na reunião foi Verônica Pompeu Costa, diretora da escola Sílvio Leandro, onde estão lotados 12 professores, que atendem a 238 crianças do ensino fundamental. Verônica recebeu elogios do prefeito Zenaldo Coutinho, que estava presente à comemoração. Para ela, não há grande mistério em chegar à meta estabelecida. “Antes de tudo, existe o respeito por todas as crianças, nossos alunos. Depois vem um trabalho em grupo, que é levado muito a sério. E também temos a seriedade em fazer um bom trabalho e um carinho muito grande pelos alunos que atendemos. É uma equipe toda em ação, que começa pelos porteiros, passa pelas merendeiras, chegando aos professores, todos com o objetivo de fazer o melhor”, detalhou Verônica.

Homenagens - Além das escolas homenageadas, que ganharam placas e diplomas de reconhecimento, a coordenação da Semec também entregou placas de agradecimento ao prefeito Zenaldo Coutinho; à titular da Semec, Socorro Aquino; e à Dorvalina Bastos.

Zenaldo Coutinho elogiou o esforço coletivo de todos em prol da educação infantil. “Belém se torna, assim, uma referência nacional, depois do crescimento no índice do Ideb. Mas isso não é mérito isolado de ninguém. É um esforço conjunto, de um grande empenho de todos, cuja convergência é a educação. Me sinto muito honrado de estar aqui, neste momento, e celebrar com todos vocês essa conquista”, disse.

“Muito ainda há que se fazer, mas com essa vitória, percebemos que estamos no caminho correto, mantendo o nosso compromisso social, em busca de uma sociedade mais justa, respeitando, sempre, as boas ações. O mérito é coletivo, frisando que a educação é uma política pública, apartidária, e isso mostra que Belém está dando show, e vai continuar dando”, destacou o prefeito.

Ideb - A avaliação do Idep é feita de dois em dois anos. A próxima aferição nas escolas municipais brasileiras será em 2019. Em 2015, a nota do Ideb para os anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de foi 4.6, e nos anos finais (6º ao 9º ano) de 4.0. Em 2017, nos anos iniciais foi de 5.1, atingindo a meta prevista para 2019, e dos anos finais foi de 4.3.

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

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