Pesquisar

Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem

Foto: Tássia Barros - Comus
Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem
Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem
Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem
Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem

Com a proximidade do Enem 2018, que será realizado nos dias 04 e 11 de novembro, a Agência Belém, portal de notícias da Prefeitura de Belém, preparou uma série de matérias especiais para compartilhar a preparação dos alunos do cursinho para a prova.

Dar oportunidades para preparar os alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas para disputar uma vaga na universidade, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este é um dos objetivos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal, criado em 2015 pela Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semec) e de Administração (Semad).

Coordenador do Pré-Vestibular Municipal desde sua criação, Henderson Moreira, que também é professor da instituição, destaca a importância do projeto para o município nesses três anos de existência. “A intenção da Prefeitura de Belém era implantar um processo educacional voltado para alunos do ensino público. A intenção sempre foi fazer um local diferente, que atendesse todas as necessidades dos alunos e que funcionasse todos os dias. Hoje, o cursinho é uma realidade no nosso município”.

Desde o início desse ano, o cursinho foi transferido para um prédio maior, localizado na avenida Alcindo Cacela. Com isso foi possível, ainda, aumentar a demanda de alunos. Atualmente, cerca de 1.200 estudantes integram o Pré-Vestibular, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite. O espaço conta com salas equipadas com computadores, datashow, biblioteca e lanchonete. Além do novo local, outras duas novidades foram apresentadas, a primeira foi a entrada no cursinho, que desta vez utilizou as notas do Enem 2017 e a análise do histórico escolar para selecionar os estudantes, a segunda foi a criação da turma militar que conta com 45 alunos e qualifica os jovens para as provas das seis escolas militares do Brasil.

Segundo o coordenador, a grande procura por vagas foi essencial para a mudança. “Com os resultados positivos e a procura muito grande por vagas, tivemos que mudar para um prédio maior, dobrando o número de alunos. Cada vez mais, o Pré-Vestibular está aí para realizar sonhos, trazendo novidades a cada ano. Em 2019, vamos montar uma turma especifica para medicina”, anunciou Branco.

No último Enem, em 2017, o cursinho atendia 600 alunos e conseguiu a aprovação de 350, um percentual de 70% aprovados no exame. O índice de aprovação deve-se, também, a equipe de professores da unidade, composta por 52 docentes que ensinam disciplinas como: língua portuguesa e estrangeira, literatura, redação, filosofia, sociologia, geografia, história, matemática, biologia, química e física, além das aulas de direito constitucional.

Para ingressar no cursinho, os professores realizam um Processo Seletivo Seriado (PSS), com prova oral e de título. Professor de filosofia, Leonardo Macedo, 32 anos, tem mais de 10 anos de magistério e três lecionando no cursinho. Para ele, é uma satisfação acompanhar o crescimento do Pré-Vestibular desde o inicio. “É um privilégio acompanhar todo esse processo. É um projeto que realiza um impacto social positivo, facilitando a entrada do aluno na universidade. O diferencial do cursinho é que nós trabalhamos na formação como cidadão”, comenta.

ESPECIAL 

Com a proximidade do Enem 2018, que será realizado nos dias 04 e 11 de novembro, a Agência Belém, portal de notícias da Prefeitura de Belém, preparou uma série de matérias especiais para compartilhar a preparação dos alunos do cursinho para a prova. As matérias serão publicadas a partir desta terça-feira, 30, até a próxima sexta, 02 de novembro, nos dias que antecedem a primeira prova do exame nacional.

Serão abordados temas importantes e que envolvem a rotina dos candidatos, como dicas de saúde para enfrentar cinco horas e meia de prova, orientações de professores sobre o horário e dicas para realizar uma boa prova. Alunos vão poder contar ainda com dicas sobre a redação para este ano.

Relacionadas: