Pesquisar

Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém

Foto: Fernando Sette - Comus
Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém
Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém
Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém
Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém

Da praça Princesa Isabel, na Condor, partem os barcos em viagens que levam às ilhas que circundam Belém

Contemplar o rio e sentir o vento no rosto são as partes mais gostosas da viagem para as ilhas de Belém. Quanto mais o barquinho se afasta da capital, a paisagem se transforma e a tranquilidade chega para quem assiste o movimento das águas que embala a travessia e enxerga a cidade de longe.

A porta de entrada para esse paraíso natural é a praça Princesa Isabel, localizada no bairro da Condor, em Belém. É lá que os barcos atracam e esperam os visitantes para seguir rumo às ilhas. Pelo local passam centenas de pessoas todos os dias e o movimento aumenta, mais ainda, durante os finais de semana.

De acordo com a Associação dos Barqueiros do Combu, atualmente existem 20 barcos que trabalham diariamente com o transporte de passageiros para as ilhas do Combu e as demais próximas de Belém. O valor cobrado por passageiro é de R$ 7,00 de ida e o mesmo para a volta. A taxa dá direito de ir para os restaurantes que ficam na Ilha do Combu e para os que ficam às margens dos furos e igarapés.

As viagens começam a partir das 10 horas, durante a semana, e às 9 horas, nos finais de semana, com o retorno para Belém sempre às 18 horas. A capacidade de cada embarcação varia, de 20 a 50 lugares.

Os barqueiros fazem reserva para passeios em grupos para as ilhas do Murutucum, Papagaio, Grande e os furos da Paciência, Benedito e Maracujá. Para essas viagens, o valor pode ser acertado diretamente com cada barqueiro da associação.

“Trabalho levando e trazendo pessoas há muitos anos. É uma coisa que gosto de fazer e me traz uma renda extra”, comenta Elso Nascimento, de 56 anos, morador do Combu e barqueiro.

Princesa Isabel - Em reunião realizada com os donos de bares e restaurantes da ilha do Combu, na última quinta-feira, 27, o prefeito Zenaldo Coutinho, junto com a equipe técnica da Secretaria de Urbanismo (Seurb), apresentou o projeto de reforma da praça Princesa Isabel que deve se iniciar ainda neste segundo semestre deste amo, após o processo de licitação ser concluído. “Já temos o dinheiro garantido para a reforma e as obras devem se iniciar imediatamente”, garantiu o prefeito.

Ainda durante o mês de julho, a praça vai contar como banheiros químicos e o reforço de agentes da Guarda Municipal de Belém.

Como ir à ilha do Combu - A saída para a ilha do Combu é da praça Princesa Isabel, localizada na avenida Bernardo Sayão, logo no final da Alcindo Cacela. A praça possui estacionamento, e quem está dirigindo carro particular pode deixar estacionado no local, pagando a taxa cobrada por guardadores.  

- Da praça Princesa Isabel, as embarcações partem, de 20 em 20 minutos ou mediante lotação autorizada do barco. Caso você queira ir adiante e entrar no que se chama de furo - um “bracinho” de rio que adentra a ilha -, combine com o piloto ou sua equipe. Só a experiência dos restaurantes do início da ilha já vale a pena, mas a área tem muitas outras opções de lazer e diversão.

- Algumas agências de turismo de Belém fazem o passeio completo para as ilhas de Belém, mas há como ir por conta própria, combinando com um barqueiro.

- Os horários de embarque e desembarque durante a semana são entre 10h e 18h e finais de semana e feriados, das 9h às 18h.

- As embarcações saem do ponto de embarque de 20 em 20 minutos;

- O valor em média da passagem de barco é de R$ 7,00.

 

Assista ao vídeo:

Leia também:

Belém das Ilhas faz um convite para conhecer o melhor de Belém no verão.
 

 

Relacionadas: