Pesquisar

Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos

Foto: João Gomes / COMUS
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos
Prefeitura continua com ações de combate aos alagamentos

As ações estão sendo realizadas pela prefeitura desde o início das fortes chuvas.

Uma operação de limpeza percorreu as ruas da baixada do bairro do Marco, na manhã desta segunda-feira, 16, em um grande mutirão de saneamento. O trabalho faz parte das ações de combate aos alagamentos que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O objetivo é de amenizar os transtornos provocados pelas fortes chuvas que estão atingindo a capital paraense.

Durante toda a manhã, o trabalho ficou concentrado no canal da José Leal Martins que corta as principais vias da parte baixa do bairro. A operação conta com setenta agentes de serviços urbanos, que estão trabalhando em toda a extensão do canal.  “Nossas equipes estão espalhadas ao longo do canal com ações de capinação nas laterais da via, além de retirada de toda a produção. O trabalho de limpeza vai prosseguir durante todo o período chuvoso”, afirmou o secretário de saneamento, Claudio Mercês.

As ações emergenciais que estão sendo realizadas pela prefeitura desde o início das fortes chuvas, também foram destacadas pelo titular da Sesan. “A gestão municipal não vem medindo esforços para solucionar os problemas ocasionados pelas intensas chuvas. Desde o último dia 7, quando a cidade foi atingida por mais de 11 horas de chuvas intensas, que a prefeitura vem atuando com diversas ações nas áreas mais atingidas, além do serviço em forma de plantão para atender a população”, detalhou.

O serviço foi bem recebido pelos moradores da área, que acompanharam de perto o trabalho dos agentes de limpeza. “Confesso que não espera essa limpeza no dia de hoje, mas uma ação como essa é sempre bem vinda. Fico feliz com o andamento do trabalho”, comentou o autônomo Carlos dos Santos Leite, de 58 anos.

A moradora Célia Moraes, de 70 anos, comemorou a chegada da ação na área. “Moro aqui há 40 anos e posso dizer que a prefeitura sempre executa limpeza nesta área, mas quando o serviço é feito em período de chuvas intensas é melhor ainda. Fico feliz em acompanhar o trabalho”, comemorou a moradora, que lamentou a grande quantidade de lixo retirada dos canais. “A população precisa fazer a parte dela não jogando lixo em via pública. Não adianta cobrar do poder público se você não faz a sua parte. Aqui na Leal Martins já jogaram até colchão no canal”, contou.

Ações - A Prefeitura de Belém continua prestando atendimento às áreas com alagamentos na cidade. Equipes da Sesan estão atuando no Conjunto Promorar com limpeza da rede de drenagem e obras para escoamento da água da chuva. Também na Bernardo Sayão, entre Mundurucus e Caripunas, estão sendo realizadas ações de limpeza e dragagem do canal, bem como atendimento social a moradores da área.  Os canais Tucunduba, Cabanagem, Val-de-Cans (dentro do terreno da Marinha), Canal Una 2 (que atravessa os bairros Mangueirão, Cabanagem e Una), além da  parte baixa do bairro do Marco continuarão a receber ações de limpeza esta semana.  

Curió-Utinga – As obras na avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, prosseguem em ritmo acelerado. A escavação do dreno de alívio na rua do tubo começou na última sexta-feira, 13. O trabalho marca mais uma importante etapa da obra de micro e macrodrenagem da travessia da avenida João Paulo II que visa combater os problemas de alagamentos no bairro. As intervenções na avenida começaram no mês passado, com o levantamento topográfico que delimitou o espaço da área a ser trabalhada. O serviço está orçado no valor de 4.110.000,00, com prazo de seis meses para conclusão. A primeira etapa do trabalho está concentrada no trecho entre a passagem Bartolomeu e o canal do Mártir, que fica próximo à passagem Gaspar Dutra. No canal do Martir, cabe ao Governo do Estado realizar obras de retificação e construção de barreiras de contenção.      

TAGS:

Relacionadas: