A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vacinou, nesta sexta-feira, 02 de julho, 24.010 pessoas nascidas em 1984 e 1985. A prefeitura de Belém disponibilizou 25 pontos de imunização para esse público, entre eles o posto da Unama no Parque Shopping, que começou a funcionar nesta sexta-feira, sendo mais uma opção para quem mora na Augusto Montenegro.
Um momento de emoção chamou a atenção das pessoas que estavam no Parque Shopping. Vestida de preto, uma mulher chorou muito no momento em que foi vacinada. Jaqueline azevedo, de 36 anos, contou que estava de luto pelos entes queridos que perdeu. “Eu não consigo parar de chorar e pensar no meu ex-sogro, amigos e conhecidos, que não tiveram a oportunidade que eu tive. É um misto de tristeza e alegria, esperança de que dias melhores estão por vir e que em breve a gente consiga voltar à vida normal, sem máscara e sem Covid”, desabafou.
No posto do Mangueirinho, os portões foram abertos mais cedo, às 8h, para garantir um atendimento mais rápido. “A campanha de vacinação é uma verdadeira força-tarefa, pois envolve muitas pessoas. Para acelerar e evitar filas, nós abrimos os portões mais cedo e para isso organizamos tudo. Nossos colaboradores entraram mais cedo e o pessoal da câmara fria distribuiram os imunizantes com mais antecedência”, afirmou o diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado.
O porteiro Marlon Alves, de 35 anos, escolheu a camisa do time do coração, a Tuna, para receber o imunizante. "Vim direto do emprego para receber logo a vacina. E a sensação é maravilhosa! Estou me sentindo mais leve, aliviado e feliz. Agora é só esperar a segunda dose chegar”.
A jornalista Suênia Cardoso, de 36 anos, foi até o Mangueirinho para fazer uma reportagem e já saiu de lá vacinada. “Nossa, eu estava muito ansiosa para que esse momento chegasse logo. Eu trabalho contando histórias, acompanhei muita gente se vacinando e só queria que minha vez chegasse. Agora, é só esperar o dia em que poderemos nós livrar dessa máscara e tocar a vida normalmente.”
Nesta sexta-feira também foram imunizados cerca de 800 moradores da ilha do Combu, sendo que pessoas de 18 anos a 59 anos receberam a primeira dose e pessoas de 70 anos ou mais a segunda dose. “Essa vacinação é importantíssima, pois nossa função como prefeitura é garantir que chegue saúde a essa população das ilhas”, salientou Cláudio Salgado.