Pesquisar

Parceria entre Prefeitura e governo estadual ofertará curso de Geoprocessamento em Outeiro

Foto: Ascom/Semad
Parceria entre Prefeitura e governo estadual ofertará curso de Geoprocessamento em Outeiro
Parceria entre Prefeitura e governo estadual ofertará curso de Geoprocessamento em Outeiro
Parceria entre Prefeitura e governo estadual ofertará curso de Geoprocessamento em Outeiro

Presidente da Funbosque, Alickson Lopes, mostra o espaço externo da Escola Bosque à secretária de Administração, Jurandir Novaes e equipe

Em parceria com o governo estadual, o Programa Municipal de Formação da Prefeitura de Belém, disponibilizará o curso de graduação de Tecnologia em Geoprocessamento, na ilha de Outeiro, através do Programa Forma Pará.

O programa tem o objetivo de criar políticas públicas municipais para a formação permanente dos servidores, através da Universidade Livre da Amazônia. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) é a responsável pela coordenação do programa no município e atua em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) eUniversidade Federal do Pará(UFPA). 

Na quarta-feira, 29, representantes dos órgãos envolvidos realizaram uma visita técnica na sede da Escola Bosque, que sediará o curso. O presidente da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Alickson Lopes, mostrou o local para a equipe de coordenação.

Os visitantes conheceram a estrutura da Escola Bosque, que possui 28 salas de aula, além de auditório, biblioteca, lugares de reaproveitamento de produtos, refeitório e alojamentos.

Semad coordena o programa no município

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, afirma que a Funbosque é perfeita para sediar o curso. "A visita foi muito produtiva, concluímos que existem condições técnicas e operacionais para receber essa graduação, porque a Funbosque já tem um trabalho sólido relacionado às comunidades, que será potencializado com esse curso", afirma. 

Alickson Lopes informa que receber o curso de geoprocessamento no local vai abrir muitas possibilidades para a comunidade de Outeiro.

"A visita nos possibilita sonhar com este momento de implementação do curso e criar, a partir de então, uma série de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população", explica Lopes.

Em novembro haverá processo seletivo

O edital para o processo seletivo do curso de Tecnologia em Geoprocessamento vai ocorrer em novembro de 2021, com início das aulas previsto para até março de 2022.

Serão ofertadas 40 vagas e o curso terá duração de três anos. O Centro de Processos Seletivos da UFPA(Ceps), lançará o edital que especificará prazo de inscrições e realização das provas.

O coordenador do curso de Geoprocessamento da UFPA/Campus Ananindeua, Paulo Melo, explica que é gratificante fazer parte do projeto.

"Poder proporcionar à comunidade de Outeiro a oportunidade de formação nessa área, que é tão rica e promissora, é um dos objetivos da universidade, o de incluir a população em seus projetos e, ainda, através de uma parceria com a prefeitura e com o governo", ressalta Paulo Melo. 

A Prefeitura de Belém proporciona em conjunto com o Forma Pará cursos e capacitação para os servidores municipais e para comunidade em geral, através de cursos técnicos em diferentes áreas e na graduação.

"Recebemos a visita da secretária de Administração, em parceria com o pessoal do governo com muita alegria, porque pela primeira vez o distrito de Outeiro vai receber um curso superior. A comunidade sempre clamou por isso, é um marco para educação e para população de Outeiro, que vai ter a oportunidade de se qualificar em um curso superior", destaca o diretor da Agência Distrital de Outeiro, Franklin Barbosa.

O Forma Pará visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente entre os jovens que residem em locais que não possuem universidades e tem como prioridade aumentar o número de cursos ofertados pelas instituições de ensino de graduação.

Em Mosqueiro haverá curso de Gastronomia

No distrito de Mosqueiro está previsto o lançamento do edital dia 15 de Outubro para o processo seletivo do curso de Gastronomia na ilha. Serão ofertadas 50 vagas. A seleção será realizada pela Fadesp e as provas devem acontecer em novembro, com previsão do curso iniciar em Janeiro de 2022.

Participaram da visita técnica a titular da Semad Jurandir Novaes, a secretária-Adjunta da Sectet, Edilza Fontes, o coordenador do curso de Geoprocessamento da UFPA/campus Ananindeua, Paulo Melo, o diretor de Desenvolvimento Social da Agência Distrital de Outeiro Franklin Barbosa.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: