Pesquisar

Prefeitura anuncia chamada de agricultores familiares para fornecimento de merenda escolar

Foto: Arquivo - Agência Belém
Prefeitura anuncia chamada de agricultores familiares para fornecimento de merenda escolar
Prefeitura anuncia chamada de agricultores familiares para fornecimento de merenda escolar

Merendeira da Escola Municipal Solermo Moreira distribui merenda saudável e nutritiva aos estudantes

A Prefeitura de Belém realiza na próxima quarta-feira, 10, o chamamento público de agricultores familiares e cooperativas do segmento, que cumpram os requisitos necessários para serem fornecedores à Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), órgão municipal responsável pela merenda escolar das unidades pedagógicas da rede municipal de ensino.

A gestão municipal cumpre a normativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que determina o mínimo de 30% da alimentação escolar da rede pública seja oriunda da agricultura familiar.

Cardápio elaborado pela Fmae

A chamada é feita  com base no Termo de Referência (TR), onde constam os itens necessários para alimentação escolar, baseado em um cardápio construído pela equipe de nutrição da Fmae.

Além do TR, é feita uma extensa pesquisa de mercado, a elaboração de edital e outras etapas. Todo esse trâmite é conduzido por uma comissão licitante de servidores nomeados em portaria. 

Transparência - O processo todo será amplamente divulgado no Diário Oficial da União e do Município de Belém, em jornais de grande circulação e via e-mail de agricultores familiares e cooperativas, garantindo a transparência do processo e o amplo conhecimento da sociedade.

“O processo de aquisição da agricultura familiar na alimentação escolar para nós tem duas grande importâncias. A primeira é a garantia da alimentação saudável e livre de agrotóxicos; e a segunda, como política de governo, valoriza a produção local dos agricultores da nossa região”, explica a presidente da Fmae, Bruna Cavalcante.

Trâmites - A partir da abertura da chamada pública, os fornecedores, cooperativas, agricultores familiares podem apresentar à Fmae suas propostas de valores e de capacidade produtiva para atender as necessidades da Fundação.

Depois das propostas e documentos recebidos e, devidamente analisados, são declarados os vendedores do certame e se inicia outra parte do processo, que constitui a análise de amostras pela equipe nutricional da fundação, até a assinatura de contrato e início das entregas dos produtos.

Na chamada que será feita na quarta-feira, 10, serão explicados, em detalhes, todos os processos a serem feitos pelos interessados em se tornar fornecedores de alimentos advindos da agricultura familiar à Prefeitura de Belém . 


 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: