As obras de recuperação asfáltica estão favorecendo a abertura de novos comércios familiares no distrito de Mosqueiro. A rua da Pedreira, localizada no bairro do Aeroporto, é um exemplo. O local reúne pequenos negócios como barbearias, mercadinhos e pontos de venda de açaí que, após a conclusão das obras, terão mais facilidade no acesso da clientela, além da segurança e trânsito de veículos.
A policial militar Marta Santarém, 53 anos, conta que há mais de 20 anos a via não passava por um trabalho de recuperação asfáltica e, desde cedo, acompanhava de perto a movimentação de homens e máquinas.
“Eu estou muito feliz porque a nossa rua vai ficar maravilhosa, graças ao trabalho da Prefeitura de Belém”, disse ela, que ao lado do irmão, Benedito Santarém, finaliza a construção da futura loja de conveniência e de uma vila de kit-nets de sua família. “Vamos aproveitar que a rua da Pedreira ficará movimentada, com muitos clientes no veraneio, carnaval e muito mais”, completou a policial, que é natural de Mosqueiro.
“Eu vejo tudo isso com muita felicidade porque eu nasci e fui criada em Mosqueiro e recordo dos meus antepassados com minha avó e minha mãe que também moraram aqui nessa rua e não viram essa beleza que vai ficar agora com essa obra”, completou Marta.
Recuperação asfáltica
A rua da Pedreira, no bairro do Aeroporto, faz parte do cronograma de recuperação asfáltica do Programa Belém Bem Cuidada, da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos). Outras duas vias, Rodrigues Pinajé e Pires Teixeira, também estão sendo beneficiadas com as obras de recuperação asfáltica.
“Mesmo nesse período de inverno amazônico, as ações de limpeza nas ruas, praças, praias, feiras, mercados e logradouros públicos de Mosqueiro vão continuar, dando mais acessibilidade e saúde às comunidades mosqueirenses”, informa a agente distrital da ilha, Vanessa Egla, que na manhã desta terça-feira, 4.
Durabilidade
O asfalto utilizado nas ruas de Mosqueiro é do tipo CBOQ, de grande durabilidade, que sai da fábrica a uma temperatura de 180 graus, segundo explicou o encarregado de obras, Luís Oliveira. “É um tipo especial de asfalto, que leva em consideração a intensidade das chuvas, trânsito pesado e área de influência de maré de Mosqueiro. O serviço da Prefeitura é sempre o melhor para comunidade”, destacou o encarregado.
Para Williamy Baía, fiscal de obras da Sesan, o serviço de tapa-buracos vai além das previsões. “Na verdade é uma reconstrução completa da via, porque nós estamos fazendo a limpeza do bordo (valas), jogamos uma camada de seixo e só posteriormente o asfalto”, explicou o fiscal. “São obras duradouras mesmo”, completou.
Pequenos empreendimentos
O distrito de Mosqueiro é um reduto de pequenos comércios familiares. Até 2021, o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas Empresas (Sebrae) contabilizava no Pará 380.342 micros empreendedores individuais (Mei’s), dos quais 270.793, ou 71,20%, faturam até R$ 81 mil por ano, e parte desse bolo financeiro está na Região Metropolitana de Belém e região das ilhas, que possui forte produção de hortaliças, de açaí e criação de galinhas e patos que abastecem o mercado local.
É um mercado dos pequenos negócios que ganhou fôlego durante a pandemia e não para de crescer. “Por isso, é muito importante que as vias de acesso a esses pequenos comércios da economia popular estejam em condições de transporte e do tráfego de pessoas e a Prefeitura de Belém está proporcionando isso pra nossa comunidade”, assegura Vanessa Egla.
“Mosqueiro tem muito movimento, principalmente nas férias, carnaval e Semana Santa. Eu quero agradecer à Prefeitura de Belém e a Agência Distrital por estar realizando esse trabalho, aqui na rua da Pedreira”, afirma a polícial Marta Santarém.