Pesquisar

ONU visita locais de atendimento a refugiados em Belém e política de acolhimento se torna referência

Foto: Ascom/Funpapa
ONU visita locais de atendimento a refugiados em Belém e política de acolhimento se torna referência
ONU visita locais de atendimento a refugiados em Belém e política de acolhimento se torna referência
ONU visita locais de atendimento a refugiados em Belém e política de acolhimento se torna referência
ONU visita locais de atendimento a refugiados em Belém e política de acolhimento se torna referência

Vice-prefeito Edilson Moura e o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, acompanharam a visita da Comitiva da ONU,

Uma comitiva do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) está em Belém e fez questão de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Outeiro - administrado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) -, que tem se tornado referência no atendimento humanitário à população migrante e refugiada e, principalmente, a de indígenas venezuelanos da etnia Warao.

A comitiva realizou a doação de kits de equipamentos de informática, que serão destinados ao Cras e ao Núcleo de Atendimento ao Migrante e Refugiado (Namir) como forma de potencializar o atendimento dessa população, que por muitas vezes requer a visita in loco dos técnicos e cadastradores em regiões de difícil acesso.

A visita ocorreu na manhã de terça-feira, 25, no Cras do distrito de Outeiro. O vice-prefeito Edilson Moura acompanhou a comitiva, juntamente com o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, o coordenador do Namir, Ronaldo Gomes, o coordenador do Cras, Anderson Claudino, a chefe do Escritório do ACNUR de Belém, Janaína Galvão, o vice-coordenador Regional do Escritório de População, Refugiados e Migração, Porter Illi, e Chiara Orsini e Laura Lima, integrantes da comitiva do Acnur.

Diálogo e avanço no acolhimento e atendimento

Durante o encontro foram abordados os desafios, avanços, conquistas e metas municipais de acolhimento e atendimento aos refugiados, bem como o fortalecimento da parceria entre Prefeitura de Belém e a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de suas agências, como ACNUR, OIM, Unicef e ONU Mulher.

Reconhecimento – “Desde que iniciou-se essa questão do fluxo migratório, Belém representava um problema nessa questão humanitária e respondia por 40% de todos os óbitos de indígenas no Brasil. Contudo, essa taxa tem sido reduzida significativamente nos últimos anos e é o melhor indicador como resultado do esforço da gestão municipal” destacou a chefe do escritório do ACNUR de Belém, Janaína Galvão.

A gestão municipal, por meio de seus órgãos, tem dedicado esforços permanentes com o objetivo de promover ações e a integração humanitária dos refugiados à sociedade como um todo, de forma a cultivar sua cultura.

Para o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, os desafios e limitações são muitos, porém o trabalho integrado de todos tem tido excelentes resultados. "A prova disso é termos sido agraciados com o Selo Migracidades de boas práticas pelo segundo ano consecutivo, concedido pela Organização Internacional de Migrações (OIM) da ONU”, informa Costa.

Ele destaca tabém,  que o município de Belém já está habilitado para receber o selo pelo terceiro ano, o que eleva a cidade de Belém a um status de cidade modelo no atendimento aos refugiados.     

Fiscalização - Desta vez, a comitiva da ONU contou com a presença especial de Porter Illi, que é o porta voz responsável por acompanhar e fiscalizar todas as implementações realizadas no Brasil com o recurso de doador internacional com escritório nos Estados Unidos para financiamento.

Com base no Equador, Porter está no Brasil e ficará em Belém até esta quinta-feira, 27. A comitiva seguiu, hoje, conhecendo as políticas implementadas por meio da OIM em reunião realizada nesta tarde, na Casa da ONU, localizada no bairro de Nazaré. O porta voz reconheceu os desafios enfrentados pelo governo local, mas destaca os benefícios advindos da parceria do governo local com as agências da ONU e agradece o exemplo que Belém tem dado aos demais municípios e estados.

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: