Pesquisar

Praias de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba estão liberadas para banho

Foto: Oswaldo Forte
Praias de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba estão liberadas para banho

Veranistas terão mais opções delazer

Todas as praias de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba estão próprias para banho. Esse foi o resultado do teste de balneabilidade divulgado pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), nesta terça-feira, 1º, durante coletiva na sede do órgão.

Ao todo 20 balneários foram analisados, entre elas estão as praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro; Praia do Cruzeiro, em Icoaraci e as praias da Baia do Sol, Praíso, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande, Bispo e Areão, em Mosqueiro, além das praias do Vai Quem Quer, Farol, Praia Funda, Praia da Saudade e Praia Grande, em Cotijuba.

“Um dos desafios que recebemos no início da gestão foi mudar essa realidade que algumas praias, em especial a praia do Amor e do Cruzeiro, eram consideradas impróprias para banho. Então iniciamos um trabalho de licenciamento, fiscalização e educação ambiental para tentar mudar essa poluição nos balneários. E depois de muito trabalho nós conseguimos que todas as praias fossem aprovadas”, explica o titular da Semma, Cláudio Alves.

Desde 2006, a Semma realiza o teste de balneabilidade. “Essa é a primeira vez que a praia do Cruzeiro é considerada própria para banho. E isso é em função do trabalho feito pelos técnicos com o barraqueiros, barqueiros e também com a população que frequenta esses balneários", garante o secretário.

Na orla de Outeiro e de Icoaraci quase 100% de estabelecimentos são licenciados, ou seja, eles têm sua licença ambiental para operar. Para conseguir a concessão da licença é preciso observar vários itens como o esgotamento da fossa, limpeza da caixa de gordura, acondicionamento de destino final do resíduo sólido e a destinação final dos resíduos oleosos.

O teste de balneabilidade é feito para verificar se as praias estão próprias ou impróprias para banho, de acordo com a resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O parâmetro de qualidade para analisar a condição das praias quanto à sua balneabilidade é através da quantidade de E Coli, um tipo de bactéria comum no intestino humano e no de alguns animais, que pode causar infecção ou diarreia, por exemplo.

De acordo com a resolução, o balneário é considerado próprio para banho quando 80% ou mais das amostras no mesmo local, no período de cinco semanas apresentarem um NMP (Número Mais Provável) de no máximo 1000 coliformes fecais (termotolerantes)/100ml. Quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes fecais (termotolerantes) a água está imprópria para banho.

Com a aprovação de todas as praias de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba, a população terá maiores opções de lazer durante o mês de julho.

“Agora que as praias já foram aprovadas, pedimos aos veranistas, barqueiros e barraqueiros que continuem cuidando dos espaços. Entre as recomendações da Semma estão que a população controle o volume do som para não causar poluição sonora e cada um cuida do seu resíduo, não jogando no chão, para assim não poluir o meio ambiente. Assim os balneários continuarão próprios para banho e, principalmente, estaremos cuidando para o futuro, para nosso filhos e netos”, diz o titular da Semma.

Trabalho de Educação Ambiental e Fiscalização

Durante a manhã desta terça-feira, 1º, a equipe de educação ambiental e fiscalização da Semma esteve na orla de Icoaraci realizou uma ação educativa com os barraqueiros e com os visitantes.

Informativos foram distribuídos entre a população que passeava pelo local pelos artes educadores  da secretaria, com orientações de como cuidar da praia.

Já os fiscais da Semma fixaram nos estabelecimentos uma recomendação técnica com os critérios que devem ser cumpridos para não causar poluição sonora e ambiental. Entre os itens citados nas recomendações estão respeitar o limite permitido de som; realizar o esgotamento da fossa séptica periodicamente; realizar a limpeza na caixa de gordura a cada 15 dias; realizar a coleta, acondicionamento e destinação final dos resíduos sólidos, além de orientar os clientes a destinarem os resíduos nas lixeiras.

A recomendação diz ainda que o óleo saturado da fritura deve ter a destinação final adequada para não poluir o meio ambiente.

Durante o mês de julho, a equipe da Semma estará presente nas praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci distribuindo informativos, dando orientações de cuidados, além de uma programação para as crianças, voltada para a educação ambiental.

 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: