Pesquisar

Sesma realiza programação de combate ao tabagismo

Índice de ocorrência no município é de 7,7 % sendo que em homens é 11% e mulheres 4% que usam derivados do tabaco no município, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde
Foto: Tássia Barros - Comus
Sesma realiza programação de combate ao tabagismo

Para participar dos programas antitabagismo da Prefeitura basta querer parar de fumar

Com o tema “Esqueça o tabaco e lembre-se da sua saúde”, é realizada durante toda esta semana a programação municipal alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, que ocorre no próximo domingo, 31 de maio. O objetivo é alertar a sociedade para os riscos do uso do tabaco e seus derivados, bem como incentivar a pessoa tabagista a procurar ajuda especializada. A programação é coordenada pela Referência Técnica de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde.

Nas Unidades Municipais de Saúde do Jurunas, Telégrafo, Sacramenta, Tavares Bastos, Marambaia e Benguí, que possuem o ambulatório de tratamento do tabagismo, ocorrerão palestras com orientação sobre tabagismo e riscos, abordagem educativa, avaliação com aparelho de monoxímetro (medição do nível de monóxido de carbono no pulmão do fumante), aplicação do Teste de Fangerstron (questionário que mede o grau de dependência à nicotina) e roda de conversa sobre o tema.

No domingo, 31, a Sesma realizará ação educativa no Parque Shopping, localizado na Augusto Montenegro (Parque Verde), com atuação da Referência Técnica de Controle do Tabagismo e do Departamento de Vigilância Sanitária, que orientarão consumidores e lojistas sobre os riscos do tabagismo, a nova legislação antifumo, entre outras atividades.

De acordo com Jacileia Costa, coordenadora da Referência Técnica de Controle do Tabagismo da Sesma, as ações educativas têm ajudado a diminuir os índices de pessoas tabagistas em Belém. Hoje o índice de prevalência no município é de 7,7 % sendo que em homens é 11% e mulheres 4% que usam derivados do tabaco no município, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.

“Atualmente, o Programa de Tabagismo está implantado em seis unidades de saúde e na URE-Presidente Vargas. Em todas as unidades, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que realiza sessões de terapia, para auxiliar no abandono do vício”, explica.

A coordenadora ressalta que para iniciar o tratamento basta a pessoa tabagista assumir que quer parar de fumar e procurar as unidades de saúde com o tratamento. “São realizadas quatro sessões estruturadas com ou sem o uso de medicamento. O atendimento pode ser individual ou em grupo. Para participar é só querer parar de fumar. Os benefícios para a saúde são enormes. Sem o tabaco, você ganha qualidade de vida, saúde, mais disposição e mais tempo de vida para ficar próximo de quem você ama”, destaca Jacileia.

- Programação “Dia Mundial Sem Tabaco”

25 a 29 de maio – 8h às 12h - Unidade Municipal de Saúde do Jurunas

26 de maio – 8h às 12h – Unidade Municipal de Saúde do Telégrafo

25 a 29 de maio – 8h às 12h – Unidade Municipal de Saúde da Marambaia

28 de maio – 8h às 12h – Unidade Municipal de Saúde do Benguí

28 de maio – 8h às 12h – Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta

29 de maio – 8h às 12h – Unidade Municipal de Saúde da Tavares Bastos

31 de maio – 14h às 20h – Parque Shopping

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: