O caminho do aluno da rede municipal até a escola está mais rápido e seguro. Isso porque a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem realizado vultosos investimentos no transporte escolar. Ônibus, lanchas e bicicletas são adquiridos para atender os estudantes nas mais diversas localidades da capital.
Só no período de abril a junho deste ano, foram adquiridos 29 novos ônibus, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE. No momento os veículos estão sendo legalizados, licenciados e passando pelo processo de emplacamento para que em agosto sejam distribuídos para as escolas que ainda não possuem transporte escolar próprio. Ao todo, serão 40 ônibus a serviço da rede municipal de ensino.
Escolas que obtiveram uma boa pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), já possuem ônibus próprios, o que proporciona a locomoção dos alunos em atividades pedagógicas e demais necessidades da escola. Em Mosqueiro, os ônibus já realizam o translado dos alunos até as unidades educacionais.
Em Belém, uma dessas escolas é a Ernestina Rodrigues, localizada no bairro de São Brás, onde estuda a aluna Ludmila Lima, de 10 anos, que adora sair para os passeios no ônibus escolar. “Eu já fui a muitos pontos turísticos na cidade e aprendi muito com eles. Antes nós não fazíamos esses passeios. Agora eu já conheço até o Mangal das Garças, Theatro da Paz, Estação das Docas e vamos todos os anos para a Feira do Livro”, disse a estudante do 5° ano.
“Destacamos que por meio do investimento no transporte escolar, proporcionamos um caminho com mais segurança para os estudantes. Isso também possibilita a participação em eventos e ações externas de cunho educativo, que contribui no desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, construimos a cada dia uma educação com mais qualidade”, pontuou a diretora geral da Semec, Luanda Freire.
No ano de 2014, a PMB beneficiou mais de 5 mil estudantes do 6º ao 9º ano das escolas dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro e da comunidade de Santana do Aurá, nas Águas lindas, com a doação de bicicletas para serem utilizadas na locomoção do aluno até a unidade em que estuda.
Na região das ilhas, quatro lanchas foram adquiridas para a locomoção dos alunos, que são apanhados e deixados na porta de casa antes e após as aulas. Com a medida, a Semec reduziu a evasão escolar nos estabelecimentos de ensino da região. Além das lanchas, barcos são alugados pela secretaria para contribuir no transporte de alunos e professores.