Pesquisar

Saiba como vão funcionar os serviços da Prefeitura de Belém neste feriado

Foto: Oswaldo Forte
Saiba como vão funcionar os serviços da Prefeitura de Belém neste feriado

Serviços municipais de saúde vão funcionar em escala de plantão para garantir atendimento ao público durante o feriado prolongado.

Em virtude do feriado prolongado da Semana Santa, de 24 a 27 de março, os órgãos da Prefeitura de Belém irão funcionar em regime especial garantindo os serviços essenciais à população. Os órgãos de Administração Direta e Indireta vão designar servidores ligados aos serviços administrativos, financeiro e contábil para atender as demandas em regime de plantão.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que os Hospitais de Pronto-Socorro Mário Pinotti (HPSM da 14) e Humberto Maradei Pereira (Guamá) assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e o Hospital Geral de Mosqueiro funcionarão normalmente. Também não vão parar os atendimentos nas Unidades Municipais de Saúde da Marambaia, Jurunas, Tapanã, Telégrafo, Outeiro, Sacramenta, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, que atendem urgência e emergência.

Vale ressaltar que o HPSM da 14 está pronto para receber as situações de emergência nos seguintes casos: dor forte no peito ou costas; dor abdominal intensa; acidentes, ferimentos e contusões; crise de asma, falta de ar, asfixia; diarréia e vômitos intensos; queimaduras; dor forte na cabeça, ouvido ou nuca; dor forte nos membros; envenenamentos e intoxicações; sangramentos.

“Pessoas com crises hipertensivas leves, estados febris, que não sejam febres altas e mal-estar, considerados pequenos, devem procurar as unidades municipais de saúde. Dentro do município de Belém nós temos onze, já as outras regiões do Estado também dispõem de serviços que podem auxiliar no atendimento básico, ou seja, de lesões primárias”, explicou o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Ivison Carvalho.

A Central de Regulação de Leitos, urgência e emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) e a Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) atuarão em regime de plantão.

O Instituto de Previdência e Assistência (Ipamb) funcionará durante todo o feriado, atendendo apenas os casos de emergência, 24h, no telefone 3084- 1320. Os conselhos tutelares e abrigos mantidos pela Funpapa também funcionarão 24h.

O efetivo da Guarda Municipal será mantido e mais de 50 homens serão destacados para fazer a segurança nas programações da Semana Santa no bairro da Cremação, onde ocorrem as tradicionais Via Sacra,na sexta-feira,25  e Malhação de Judas no sábado,26. 

O departamento de Feiras, Mercados e Portos (DFMP) da Secretaria Municipal de Economia (Secon) ficará aberto das 8h às 17h, nesta quinta-feira, 24, para emitir a Guia de Transporte de Pescado (GTP). O funcionamento da DFMP segue o decreto municipal nº 85.105/16, que dispõe sobre o controle de entrada e saída intermunicipal de pescado na cidade. O decreto está em vigor desde o último dia 04 de março e encerra na próxima sexta-feira, 25.

Além disso, durante todo o feriado, cerca de 80 servidores da Secon estarão trabalhando em regime de plantão em diversos pontos da capital com serviços de ordenamentos nas vias públicas. Entre os locais de atuação estão o Portal da Amazônia, praças da República e Batista Campos, centro comercial de Belém e em eventos como a Malhação de Judas.

Já os serviços da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), como a coleta de lixo domiciliar e entulho continuarão normalmente. O Departamento de Resíduos Sólidos (Dres/Sesan) vai funcionar em regime de plantão.

Os cemitérios públicos gerenciados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) funcionarão de 8h às 14h de sexta a domingo.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) terá plantão na quinta-feira, 24, e no sábado, 26, para retirada de veículos guinchados. O plantão será na sede da Semob, na Avenida Júlio César. Os agentes de trânsito trabalharão em regime de escala. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atenderá os serviços de podas e corte de árvores em casos de emergência, assim como as denúncias de poluição sonora com equipes de plantão na madrugada. Essas demandas serão encaminhadas à Semma por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop). O Bosque Rodrigues Alves não abrirá na sexta, 25, mas na quinta,24, sábado, 26,  e domingo, 27, funcionará normalmente das 8h às 17h, com a venda de ingressos até as 16h.

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: