Prevenir é a melhor forma de combater o câncer. Neste contexto, a Guarda Municipal de Belém (GMB) promoveu na manhã desta sexta-feira, 11, uma ação para os servidores com palestras de conscientização do projeto “Outubro Rosa, Novembro Azul”, reunindo homens e mulheres no auditório do Comando, em Belém.
Com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama e de próstata, a conscientização para um diagnóstico precoce foi um dos principais temas abordados durante a palestra, que contou com a presença de um médico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A coordenadora do Núcleo de Saúde da GMB, Roselene Gomes, explica que, os guardas têm uma rotina diferente, com escalas de trabalho, portanto, as palestras deverão seguir ao longo do ano, com programações diversificadas. “Tirá-los do serviço é sempre uma missão, mas nossa função é atingir a todos os servidores, com esse trabalho de conscientização”, afirmou.
Ainda de acordo com Roselene, alguns casos de servidores acometidos de câncer já foram detectados na Guarda Municipal, por este motivo, ela acredita que o número de participantes tende a aumentar a cada encontro. “O exame precoce foi crucial para que estas pessoas tivessem um bom resultado com o tratamento, e isso acaba sendo um bom exemplo para os demais, inclusive seus familiares”, complementou.
O evento contou ainda com a palestra da representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Taiana Ferraro, que explicou sobre os direitos do servidor que for diagnosticado com a doença.
“Quando o trabalhador é diagnosticado com câncer ele tem alguns diretos, dentre eles o de auxílio doença, o saque do seu FGTS, entre outros. Em um momento difícil como este, algumas pessoas não sabem destes direitos, por este motivo nós abordamos os assuntos nas palestras, como forma de esclarecer ou tirar dúvidas”, declarou Taiana.
Novembro azul - O câncer de próstata é considerado o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens, porém, entre alguns o assunto ainda é encarado com certo preconceito.
Para o guarda municipal, Márcio Cavalcante, de 32 anos, as orientações são um grande passo de incentivo para fazer o exame. “Infelizmente nós convivemos com pessoas que não entendem que o exame de próstata é um dos mais eficazes e mais recomendados para os homens. Meu pai é um exemplo disso. Após anos, somente agora ele aceitou fazer o exame de próstata. Espero que não tenha sido tardio. Essa é uma barreira que temos que quebrar dentro da nossa própria família e as palestras são muito valorosas”, definiu.