O Novembro Azul continua surpreendendo homens que passaram a quebrar tabus e dar mais atenção à saúde, entendendo que a prevenção é a melhor evitar doenças. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), através da Unidade Municipal de Saúde do Tapanã, levou na manhã de hoje, 18, vários serviços para os trabalhadores de transporte alternativo dentro da cooperativa de transportes seletivos de passageiros de Icoaraci (CootranspTur).
Exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que revela por meio do exame de sangue o câncer de próstata, triglicerídeos, glicemia, colesterol; testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites; além de encaminhamentos para ultrassonografia de próstata, verificação de pressão arterial, emissão do cartão SUS e palestras sobre o câncer de próstata, álcool e outras drogas, hipertensão e diabetes foram oferecidos ao público que procurou o espaço montado. “Hoje aqui na cooperativa nós temos, cerca de, 134 cooperados, mas a Sesma também abriu para a comunidade vir para a ação e a nossa expectativa é de que pelo menos 600 homens passem por aqui”, pontuou o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes Alternativos do Pará, Waldir Segundo, ressaltando ainda a importância do serviço levado para os trabalhadores do setor de transporte. “Eles trabalham o dia inteiro e priorizam sempre o serviço, e, trazer a ação para dentro da cooperativa é uma forma de eles se interessarem sem resistência alguma”, destacou.
O motorista de transporte alternativo, Cleilson de Paula Carneiro, 44, realizou vários exames e encaminhamentos e garante ter tirado todas as dúvidas em relação ao câncer de próstata. “Essa é a primeira vez que eu faço um exame de PSA e nunca tinha ouvido falar de um outro tipo de exame para identificar o câncer de próstata, e nem imaginava como poderia ser a prevenção. Depois da palestra de hoje esclareci muitas dúvidas e fiquei sabendo da importância deste exame”, declarou.
O também motorista Jaime Santa Brigida, 42, que trabalha há nove anos no transporte alternativo, desconhecia sobre a eficácia dos testes rápidos e a importância do exame que indica o câncer. “Só depois que entrei aqui e fui sendo encaminhado para os exames é que fui conhecer sobre a importância de cada um. A gente vive uma correria e quase não cuida da saúde e esse tipo de ação é muito relevante para, principalmente, esclarecer aos homens sobre doenças especificas”, frisou.
Quem realizou exames que ainda precisam de resultados, a Unidade de Saúde do Tapanã estará liberando a partir da próxima semana os diagnósticos e entrará em contato com os pacientes para o encaminhamento de exames específicos, caso seja necessário.