“Meu sonho é ser militar, mas sei que ainda tenho que me preparar para esse momento. Acho muito bonito o patriotismo que os militares seguem no dia-a-dia. Assim que eu completar 18 anos, pretendo servir e seguir carreira na área”, conta o estudante Eduardo Silva, de 15 anos, que passava pela Praça da Bandeira, localizada no bairro da Campina na manhã deste sábado, 19, e aproveitou para acompanhar a cerimônia cívico-militar em alusão ao Dia da Bandeira.
Em Belém, o evento é realizado pelo Comando Militar do Norte, e este ano, contou mais uma vez com a participação da Guarda Municipal de Belém (GMB), que desfilou com o Grupamento de Ações Táticas (GAT).
Para o Inspetor Geral da GMB, Almir Ferreira, esse momento é de “extrema importância não só para os militares, mas também para todos os cidadãos brasileiros”. ”Foi com imensa satisfação que a Guarda Municipal recebeu o convite para participar desse evento. Essa cerimônia é muito importante para toda a população, já que faz parte da nossa história”, completa o inspetor.
Durante a cerimônia, foram distribuídos kits cívicos, com a Bandeira Nacional e panfletos informativos, além de material didático para escolas militares da capital. O desfile militar contou, ainda, com a apresentação da tropa do Exército Brasileiro, Polícia Militar do Pará, além do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
“Poder participar dessa cerimônia e ser homenageado, é uma honra imensurável para mim. Acredito que isso seja uma forma de reconhecimento, aos serviços que venho prestando ao longo de toda a minha vida como militar”, disse o 1º Tenente do Comando CMN, Fabrício do Prado Nunes, que foi condecorado com a medalha de bronze Serviço Amazônico.