Para facilitar o acesso da população ao diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove e participa frequentemente de ações levando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Para execução dessas atividades, a participação dos profissionais de biomedicina, que tem seu dia alusivo comemorado neste domingo, 20, é fundamental.
Com o teste rápido, o paciente recebe o resultado em 30 minutos, abrangendo o pré e o pós-aconselhamento. “Os testes tem exatidão de mais de 99%. O de HIV é um exame que dá o diagnóstico da doença. Então quando positivo, orientamos e já referenciamos para o tratamento de imediato. Já os testes de sífilis e hepatites, são exames de triagem. Porque pode dar um resultado positivo, no entanto ser referente a um histórico da doença e não obrigatoriamente significar que o vírus esteja ativo no corpo. Por isso, fazemos a triagem e também orientamos sobre os próximos passos que a pessoa tem que realizar para o seu tratamento”, explicou o biomédico da Sesma, Patrick Araújo.
Além das ações, onde são realizados em média de 50 a 100 testes por evento, mais 52 estabelecimentos de saúde também realizam os testes de procura espontânea ou referenciada, entre eles estão Unidades de Saúde, Estratégias Saúde da Família e Hospitais Municipais. Assim como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Casa Dia. “Nós trabalhamos a prevenção. Além da realização dos testes, somos uma equipe multidisciplinar que realizamos palestras, oficinas, campanhas e mobilizações em busca da orientar a população sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou a biomédica do CTA, Sandra dos Santos.
De acordo com os dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), no ano de 2015, foram notificados 358 casos de Aids em Belém, destes 56 eram jovens de 14 a 24 anos. “Observamos que os jovens estão iniciando cada dia mais cedo a vida sexual e precisam dessa orientação. Pois estamos vendo jovens vindo a óbito por questões que poderiam ser sanadas na prevenção”, enfatizou Sandra.
No CTA, são realizados 60 testes diariamente, onde os usuários também contam com um pré-atendimento, no qual são analisados os possíveis riscos para resultados positivos e feito os aconselhamentos de prevenção. O estudante D. M.G, de 28 anos, frequenta o centro de testagem há mais de um ano. “Sou muito preocupado e busco ter cuidado nas minhas relações. Também por ser considerado grupo de risco, realizo exames mensais. Procuro levar sempre o meu namorado e aconselho os meus amigos a fazerem o exame quando não usam preservativos em suas relações. Afinal, o serviço está disponível para a gente. Temos que aproveitar e cuidar da nossa saúde”, disse.
Acompanhamento - Atualmente, mais de 7.800 pessoas são atendidas na rede municipal de saúde de Belém, por meio do Casa Dia. Onde é oferecido acompanhamento na área de clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e fisioterapia, além dos exames necessários no acompanhamento da carga viral do sistema imunológico dos usuários com Aids.
Serviço:
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): Avenida Tamandaré, n. 909, esquina com a travessa São Pedro. Funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Casa Dia: Avenida Pedro Álvares Cabral, entre as Travessas Angustura e Barão do Triunfo. Funciona de segunda a sexta, de 7h às 18h.