Pesquisar

Sesma distribui 18 mil preservativos e realiza testes de HIV na Praça da República

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Sesma distribui 18 mil preservativos e  realiza testes de HIV na Praça da República
Sesma distribui 18 mil preservativos e  realiza testes de HIV na Praça da República
Sesma distribui 18 mil preservativos e  realiza testes de HIV na Praça da República
Sesma distribui 18 mil preservativos e  realiza testes de HIV na Praça da República

Durante o evento deste domingo, mais 110 testes rápidos de HIV foram feitos, assim como efetuadas orientações e distribuição de 18 mil preservativos

Para encerrar as atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids (01/12), promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi realizada, na manhã deste domingo, 04, uma ampla ação na praça da República. Durante o evento, mais 110 testes rápidos de HIV foram feitos, assim como efetuadas orientações e distribuição de 18 mil preservativos.

O porteiro Antônio Carlos Miranda, de 61 anos, escutou falar da ação e foi até a praça aproveitar os serviços disponíveis. “Essa semana, falou-se muito sobre Aids na televisão. Então percebi que, apesar de procurar o médico regulamente, nunca fiz o exame para saber se tenho a doença. Isso me motivou a procurar o teste hoje”, contou Antônio, que recebeu o resultado do exame em menos de 30 minutos.

O principal objetivo do evento foi conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos como a principal maneira de se prevenir contra o vírus HIV. De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Belém, somente em 2015, foram confirmados 771 novos casos de Aids na capital. Deste total, 367 são de pessoas com idades entre 15 e 29 anos.

O vice-presidente do Grupo Paravidda, Toninho de Lima, esteve presente no evento e falou sobre as políticas realizadas na rede municipal no que refere ao combate à doença. “A atual gestão municipal começou a valorizar mais as pessoas vivendo com a doença e também a luta dos ativistas contra o HIV. Tivemos muitos avanços nos últimos anos, mas ainda temos muito o que melhorar nessa luta”, disse. “E a data mundial de combate à Aids não é um dia de se comemorar, mas sim de conscientizar a população sobre o uso do preservativo. Porque se a doença cresce é porque não estamos nos precavendo”, completou.

“Além de termos alcançado um número expressivo de pessoas nesta ação, conseguindo passar a mensagem de prevenção e informando sobre os serviços que temos disponíveis na rede municipal de saúde, tivemos a presença de diversos movimentos sociais reconhecendo os avanços que já conseguimos nesta luta contra a Aids. Este reconhecimento é gratificante e estimula ainda mais a trabalhamos em prol desta luta”, explicou o coordenador municipal da Referência Técnica de IST Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Cledson Sampaio.

A Sesma disponibiliza também a testagem de HIV no CTA e em 54 unidades de saúde, incluindo os dois Hospitais de Pronto Socorro, as duas Unidades de Pronto-Atendimento e o Hospital Geral de Mosqueiro. Já o atendimento especializado para as pessoas que vivem com Aids e hepatites virais é realizado no Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia).

Atualmente, o Casa Dia atende mais de 7.800 pessoas e oferece acompanhamento na área de clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e fisioterapia, além dos exames necessários no acompanhamento da carga viral no sistema imunológico dos usuários.

Dia D da Pessoa com Deficiência

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último sábado (3), a Sesma também participou de uma ação promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará), na Praça Batista Campos, na manhã deste domingo, 04. Na ocasião, a Sesma ofereceu orientações odontológicas. “Disponibilizamos a referência técnica bucal da secretaria para este evento como forma de divulgar a mais nova parceria da Sesma com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Serviço Integrado de Diagnostico Oral e Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Sidope). Isso vai permitir que encaminhemos os nossos pacientes com deficiência para o atendimento odontológico no Hospital Bettina Ferro, na UFPA”, explicou a coordenadora da referência técnica da pessoa com deficiência da Sesma, Andrea Baker.

TAGS:

Relacionadas: