Com o tema ”O artesanato como ferramenta de promoção da sustentabilidade no Pará”, a Praça Batista Campos é cenário da quinta edição da Feira do Artesanato Paraense (Fesarte). O evento começou nesta quinta-feira, 15, e segue até o próximo domingo com a participação de 550 artesãos de 23 municípios do Pará e a exposição de aproximadamente dez mil produtos para comercialização.
Oficinas e palestras sobre emprego e empreendedorismo, além de um espaço voltado para crianças aprenderem técnicas de artesanato também fazem parte da programação da feira. O público vai poder contar ainda com informações e serviços prestados pela Prefitura de Belém. A Semob, por exemplo, faz a emissão de cartão de gratuidade nos ônibus para idosos e deficientes físicos e a credencial de estacionamento especial. O Fundo Ver-o-Sol apresenta os cursos de qualificação do próximo ano, todos de graça para a população.
A estudante Laura da Cunha, de 18 anos, gostou do que viu e já programa o que vai fazer em 2017. “Vou me inscrever no curso de informática básica e avançada. Vai ser muito bom para crescer profissionalmente”, avalia a jovem.
Orientações sobre a Lei Municipal que determina tempo máximo de espera em atendimentos bancários são algumas das informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Economia. Os expositores esclarecem sobre como funciona a fiscalização e que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 3073-3100.
A Secretaria Municipal de Saúde está presente na Feira do Artesanato com abordagem educativa e exposição da produção de peças a partir da reciclagem de objetos que poderiam se tornar criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. “Nosso trabalho é uma maneira de incentivar as pessoas a não jogarem o lixo e acumular focos do mosquito. O ideal é reaproveitar esses resíduos para fazer artesanatos e, assim, evitar risco de doenças”, pontuou a coordenadora de educação e saúde da Sesma, Adriana Guedes.
A pedagoga Joana Holanda, visitante da feira, ficou encantada com os produtos expostos no estande da prefeitura. “É um trabalho muito bonito e encantador. Quando eu vejo esse tipo de arte fico emocionada. É fantástico. Se cada um fizesse um pouco disso, nossa cidade seria melhor e com menos riscos de doenças”, disse ela.
A Feira do Artesanato segue até domingo. Nesta sexta-feira, 16, a exposição começa às 16h e vai até 21h. No sábado e domingo a visitação é das 9h.