A Praça Batista Campos foi palco de vasta programação esportiva no fim da tarde desta quinta-feira, 15, para encerrar as atividades desenvolvidas nas academias ao ar livre neste ano de 2016. O evento, coordenado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), reuniu apresentações de dança, capoeira e judô.
“Além de aliviar o estresse e a ansiedade, as atividades físicas tendem a melhorar a função cardiovascular e respiratória através do controle de peso, assim como também ajudam na prevenção de doenças e fortalecimento dos ossos”, afirma o coordenador de Lazer da Sejel, Almir Kalife.
Ainda segundo o coordenador promover um momento de interação e socialização entre as alunas que praticam exercícios é uma forma de motivar a prática. “Por trazer tantos benefícios é que temos uma enorme preocupação em manter nossos alunos e atrair ainda mais pessoas à qualidade de vida”, complementou.
Durante as aulas de ritmos, não faltaram animação e energia. As pequenas pausas entre uma música e outra era para hidratar e logo prosseguir com as atividades. Entusiasmada, a aposentada Conceição Oliveira, 60, aproveitou cada minuto do aulão. “Cheguei cedo aqui para poder garantir meu lugar na frente do palco”, relatou. “Desde que passei a frequentar a praça perto de minha casa, no Médice II, fui oportunizada com uma academia ao ar livre e uma excelente profissional da área que além de ministrar ótimas aulas de aeróbica e dança, oferece também boas orientações sobre como manter uma vida saudável”, completou Conceição.
No total, 150 frequentadores de 24 academias ao ar livre participaram da programação, entre elas dona Maria Raimunda Santos, 54. Diagnosticada há 10 anos com Artrose, doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem do joelho, a dona de casa precisou dar maior atenção à saúde. “Eu sentia muitas dores e depois de muitas orientações médicas, tive que arrumar um tempo para realizar exercícios físicos e me cuidar”.
Ela procurou a praça mais próxima e passou a praticar exercícios físicos todos os dias. Hoje, relata melhora significativa no seu fortalecimento ósseo. “A Praça Brasil já é minha segunda casa e é lá que busco diariamente minha qualidade de vida e bem- estar. Sem dores, sinto-me maravilhosamente bem pra sair e brincar com meus filhos e netos”, contou.
Avanço – As novas academias ao ar livres, inauguradas em pontos diversos da capital pelo Projeto Saúde e Lazer da Sejel, contam com 14 aparelhos em aço carbono, resistente ao clima amazônico e com regulagem de peso para facilitar o melhor condicionamento físico. Alguns já são totalmente adaptados para pessoas com deficiência. Dois instrutores são disponibilizados, um pela manhã de 6h30 às 8h30, e outro à noite, de 18h30 às 20h30, para orientar os frequentadores a usar os equipamentos da forma correta e realizar aulas aeróbicas e de dança.