Com a apresentação de um balanço das ações realizadas durante os quatro anos da atual gestão, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) encerrou as atividades deste ano nesta segunda-feira,19. O encontro com os órgãos envolvidos foi realizado no miniauditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.
O GGIM realizou diversas atividades integradas durante este período. As ações foram voltadas para a comunidade, visando proporcionar melhor convívio e cultura de paz, através de uma política de proximidade.
Fazem parte do trabalho integrado, órgãos como o Programa Ama Belém, Pacto Pela Vida, Defesa Civil, Fundo Ver-o-Sol, Portal do Trabalhador, Coordenadoria da Mulher (Combel), Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Ouvidoria, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Unidade Integrada Propaz, Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma), Educação (Semec) e Habitação (Sehab), além das Polícias Civil e Militar, Bombeiros e Detran, entre outros.
Os trabalhos são realizados nas comunidades e nas escolas, além de fóruns comunitários de segurança, que visam aproximar cada vez mais a comunidade da gestão municipal e do sistema de segurança, para mostrar quais as principais necessidades dos bairros. Durante todo este período de trabalho, foram realizados 18 fóruns nos bairros do Guamá, Mangueirão, Tapanã, Barreiro, Água Cristal, Tenoné, Benguí, Val-de-Cans, Cabanagem, Pratinha, Jurunas e Maguari e ações em 58 escolas municipais e estaduais, orientando mais de 17 mil alunos.
Nas escolas foram realizadas rodas de conversas, palestras, oficinas e teatro, sobre temas que colocam em maior vulnerabilidade social, crianças, adolescentes, jovens e adultos.
“Podemos, assim, contribuir com informações para promover uma convivência mais segura. Falamos sobre drogas, gravidez na adolescência, bullying, entre outros assuntos”, explicou Martha Falcoski, secretária executiva do GGIM. “Sempre retornamos ao local para fazer avaliação e se necessário reprogramar outra ação. As atividades trazem resultados importantes na prevenção da violência.Os alunos aceitam muito bem e até gostam dos temas abordados nas salas de aulas pelos professores, visto que estes também participam da ação”, completou.
A delegada Silvia Rego, diretora da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, esteve presente em praticamente todas as ações. “Esse trabalho em conjunto é muito importante, pois sozinho não conseguiríamos. Agora vamos procurar mais maneiras para alcançarmos nossos objetivos. Os fóruns ajudaram muito. Vimos famílias mais estruturadas a partir disso e passando valores para as crianças, que são complementados nas escolas, e isso é muito bom. Vamos avaliar todos os erros para no próximo ano começarmos com ainda mais disposição”, disse.
As ações integradas visam, também, envolver a população nos cuidados com o patrimônio público. Foram 13 espaços públicos designados, entre escolas e praças, para que a comunidade fizesse a manutenção, valorizando mais a cidade.