Pesquisar

Prefeitura apreende carroças utilizadas para descarte de entulho na via pública

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Prefeitura apreende carroças utilizadas para descarte de entulho na via pública
Prefeitura apreende carroças utilizadas para descarte de entulho na via pública
Prefeitura apreende carroças utilizadas para descarte de entulho na via pública

A ação tem o objetivo de combater o despejo criminoso de lixo na via pública e margens de canais

Duas carroças que estavam sendo utilizadas para transportar e descartar entulhos e caroços de açaí em local proibido foram apreendidas na noite desta quarta-feira, 25, durante ação de fiscalização da Prefeitura de Belém, no bairro do Jurunas. A ação tem por objetivo combater o despejo criminoso de lixo na via pública e margens de canais. Em Belém, existem cerca de 600 locais cadastrados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) que recebem fiscalização permanente.

Um dos locais onde a apreensão foi feita fica em frente à Unidade de Saúde do Jurunas, na Avenida Fernando Guilhon, próximo da Passagem Jacob. Com apoio da Guarda Municipal (GMB), agentes de fiscalização da Sesan conseguiram flagrar um carroceiro efetuando o descarte na via. O condutor da carroça não portava documentação e não quis se identificar. Ele foi liberado, mas teve a carroça apreendida.

Desde a última semana, as Secretarias de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Economia (Secon), realizam ordenamento ao longo da Avenida Fernando Guilhon. “Iniciamos com ações de educação ambiental, conversando com os feirantes e moradores da área, orientando sobre os horários de coleta de lixo domiciliar e de entulho. Instalamos contêineres para ampliar os lugares onde o descarte pode ser feito de forma correta e segura. Ainda assim conseguimos flagrar pessoas descartando lixo em local impróprio”, destacou Cláudio Mercês, secretário de saneamento em exercício.  

Durante a operação, os fiscais da Sesan conseguiram identificar o comércio de vendas de açaí que contratou o serviço irregular para retirada dos caroços. Informada de que a Prefeitura de Belém não é responsável pelo recolhimento desse tipo de material, a proprietária prometeu se adequar. “Vou entrar em contato com uma cooperativa que faz o recolhimento para que eles venham buscar esses caroços”, prometeu a comerciante Maria Santos, 61. O comércio foi notificado, e, em caso de reincidências, receberá multa no valor de R$ 610, para cada nova ocorrência. Sucessivas notificações e multas podem resultar em interdição do ponto comercial.

Por mês, a Prefeitura de Belém gasta mais de R$ 2 milhões para retirar das ruas o entulho descartado de forma desordenada. Todos os dias, em média, 500 toneladas de madeiras, papéis, restos de construções, pneus, caroços de açaí e materiais diversos são recolhidos das vias e margens de canais.

TAGS:

Relacionadas: