A garantia de direito dos Idosos e a política de saúde para a terceira idade foram alguns dos assuntos da palestra promovida pela Unidade Municipal de Saúde da Providência para esclarecer e orientar o Grupo de Idosas atendidas no local. A programação teve a presença da Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Letícia Bitar.
Pontos considerados fundamentais do Estatuto do Idoso, foram discutidos. “Pontuamos sobre a violação de direitos que são enfrentados no dia a dia desse idoso com relação a transporte, moradia, cultura, lazer, saúde e trabalho”, detalhou a presidente da Comissão, frisando a importância de promover debates dentro das unidades de saúde. “Estados e Municípios têm esse papel de desenvolver essa política de proteção e cuidado, proporcionando uma vida participativa desse idoso”.
A aposentada Sonia Maria da Silva, 60, é nova no grupo de idosas da unidade, mas após a integração ela conta que mudou de vida. “Eu realizei um tratamento para depressão de três anos em um Caps aqui de Belém, e quando eles avaliaram a minha evolução, viram que eu já poderia me integrar em uma unidade próxima a minha casa, que tivesse um trabalho ativo com pessoas da minha idade. Desde então, participo de todas as atividades aqui. Esse tipo de palestra nos ajuda muito a esclarecer sobre os nossos direitos”, ressaltou Sonia.
De acordo com a psicóloga Renata Lobato, conhecer o Estatuto do Idoso ajuda na efetivação e fortalecimento das Leis que amparam a pessoa idosa. “Através desse aprendizado elas podem fazer valer nas situações cotidianas seus diretos e assim garantir, por exemplo, atendimento prioritário, gratuidade no transporte público, entre outros. Educar também funciona como uma forma de promoção da saúde na atenção básica”, disse a psicóloga.