“Ninguém gosta de viver em cima do lixo, mas pouca gente colabora para manter a limpeza das ruas”, desabafou a aposentada Georgina de Souza Moura, 88, moradora da Passagem São Francisco, no bairro Curió-Utinga. A afirmação da moradora foi dada enquanto mais de 120 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de Belém executavam a limpeza das ruas e canais do bairro.
Na sexta-feira, 10, e sábado, 11, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizou no Curió-Utinga um grande mutirão para coleta de entulho, na porta da casa dos moradores. Foram recolhidos restos de madeira, pneus, sobras de demolições e materiais diversos descartados pelos moradores que também ocupavam a via pública. No total foram retirados nesses dois dias, 195 toneladas de entulho. Na próxima segunda-feira, 13, o mesmo efetivo, de 20 caçambas e 120 homens, continuará atuando no bairro para retirar o entulho de onde não foi possível atender.
O bairro Curió-Utinga, cortado pela Avenida João Paulo II, possui aproximadamente 50 vias, entre ruas, passagens e travessas. Mais de 16 mil habitantes residem no bairro, de acordo com o Censo 2010.
“Fizemos o dimensionamento da área e colocamos mais de 120 homens e 20 caçambas para realizar, em dois dias, este grande mutirão de limpeza, retirando das ruas todo lixo e entulho. Convidamos também os moradores para que colocassem na porta das casas todo material que estivesse nos quintais e que pudessem ser descartados”, explicou o titular da Sesan, Thalles Belo. O bairro, de acordo com dados da Sesan, é um dos locais onde ocorre o maior volume de descarte irregular de resíduos na margem de canais e via pública.
Durante a ação, equipes da Sesan executaram limpeza no Canal do Mártir e das tubulações de drenagem que direcionam a água da chuva até este canal, responsável pela captação da água de toda área do entorno, inclusive parte da Avenida Almirante Barroso.
De acordo com Thalles Belo, a ação de limpeza tem por objetivo melhorar o saneamento da área de maneira ampla. “Todos sabemos de um ponto de alagamento na Avenida João Paulo II. Com a limpeza e retirada do lixo das laterais da via podemos facilitar o escoamento da água neste ponto, mesmo sabendo que a solução definitiva para o alagamento será alcançada com uma obra que iremos executar ainda este ano. Outro fator que estamos enfrentando é o combate ao descarte irregular de entulho em diversos locais do bairro, incluindo as margens do canal”, destacou o secretário.
Durante o mutirão, oito agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) acompanharam as equipes da Sesan para divulgação das medidas de controle ao mosquito Aedes aegypti. No bairro do Curió Utinga, segundo a Sesma, os agentes de controle de endemias atuam diariamente e encontram muitos focos do mosquito que transmite diversas doenças.
No último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), o bairro ficou com índice de infestação predial de 1,4%, que significa estado de alerta ou médio risco para surto de doenças provocadas pelo mosquito. Em 2016, foram confirmados 28 casos de zika e nove de dengue no bairro.