Diariamente, milhares de mulheres superam desafios e reescrevem suas histórias e a de outras pessoas. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, conhecemos um pouco mais sobre a vida de duas servidoras municipais: Mariluce Marques, 48 anos, e Idehize Furtado, 36 anos.
Uma veste trajes pesados, de Guarda Municipal, sutilmente disfarçados pelo toque feminino. A outra é enfermeira de uma unidade municipal de saúde e usa um leve jaleco, que carrega o peso da importante missão de cuidar. O que elas têm em comum? A tarefa de ser a referência para muita gente.
Mariluce está há quase 20 anos na Guarda Municipal de Belém e já viveu momentos desafiadores. Um deles foi trocar o emprego de secretária para trabalhar em um ambiente majoritariamente de homens. Mas sua técnica de adaptação aos novos desafios sempre funcionou: ela usa a sensibilidade e a sabedoria para lidar com cada caso. Hoje ela aplica esta técnica nos atendimentos que faz no setor de denúncias. “Diariamente a gente recebe os mais diversos tipos de denúncias e é preciso saber lidar com os sentimentos daquela pessoa que está do outro lado da linha”, conta.
Há seis anos Mariluce se viu com mais uma função somada à rotina, a de esposa e esteio para o marido, que após o casamento descobriu um câncer e, desde então, os dois passaram a superar desafios dia após dia. O casal não tem filhos. Quando a guarda tomou conhecimento do que viria pela frente – idas a hospitais, muitos exames e medicamentos –, decidiu que não iria fraquejar, pois alguém que ela ama estava precisando dessa força.
“Eu recomeço meu dia quando chego em casa, pois lá há uma nova rotina, e que exige minha atenção. Meu marido precisa se sentir seguro ao meu lado. Já passamos por momentos muito difíceis, principalmente quando ele precisou amputar uma parte do corpo, mas eu me mantive firme, na certeza de que ele precisava da minha força. Eu não podia desistir. Eu seria a esposa que ele precisava, mas também seria a guarda que está sempre a postos para cumprir minha missão”, conta emocionada.
Outro exemplo de determinação é o da enfermeira Idehize, que trabalha na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Sacramenta. Para ela, ser o ponto de referência para quem a procura é sua grande missão. “Trabalhar com a saúde da família vai além do que se pensa. Não é apenas descobrir doenças, é conhecer histórias e cuidar do futuro de uma sociedade”, afirma.
Idehize trabalha cerca de oito horas por dia, e compartilha essa missão com outras profissionais que estão constantemente buscando melhorias para as famílias assistidas. “Talvez essa experiência como enfermeira tenha sido fundamental para a minha função de mãe”, brinca. “Eu e meu marido dividimos as funções, principalmente no que diz respeito a criação da nossa filha, mas isso com certeza tem a ver com a experiência de vida que eu adquiri trabalhando com essas famílias. Para elas, eu sou referência. E é dessa forma que eu também procuro ser dentro de casa”, acrescenta.
Celebração - Com o objetivo de proporcionar às mulheres ações de entretenimento e assistência, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Belém preparou diversas programações que seguem até o final do mês. Confira abaixo.
Vida e Saúde - Cerca de 200 mulheres são esperadas hoje, 8, na Praça Brasil, para participar do Aulão de Ginástica, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), a partir das 7h.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai proporcionar ações com o tema “Mulher: Ame-se! Cuide de sua saúde”, que acontecerá em Unidades Municipais de Saúde, Estratégias Saúde da Família, na Casa da Mulher e nos hospitais municipais.
Das 8h às 12h, na Sesma (Trav. Do Chaco, 2086), haverá ações de beleza, orientações de prevenção do câncer de colo de útero e de mama e testes rápidos para sífilis e hepatites.
No Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, na travessa 14 de Março, haverá atividade de embelezamento feminino, oficina de dança flamenca e apresentação do grupo Atletas da Alegria.
No sábado, 25, das 8h às 12h, haverá a abertura de algumas unidades de saúde para coleta amostra para o exame preventivo de câncer de colo de útero (PCCU) entre mulheres trabalhadoras.
De 6 a 31 de março, haverá programações isoladas em cada unidade de saúde. E de 15 a 31 de março, será promovido um curso de qualificação para enfermeiros sobre coleta do PCCU.
Assistência - A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) realizará nesta quarta-feira, 8, um seminário voltado para a formação de lideranças. O encontro será no auditório do Mercado de Carne (Ver-o-Peso), de 8h às 12h.
E no próximo dia 11, às 8h a Combel promove, ainda, uma ação de cidadania com a oferta de serviços, em parceria com a Defensoria Pública e a Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres (CIPM), na praça dos Estivadores.
Já no dia 18, a partir das 16h, haverá a Conferência da Mulher, promovida na igreja Quadrangular, na Pedreira.