Pesquisar

Cursinho pré-vestibular municipal já inscreve alunos para o processo seletivo 2017

Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Cursinho pré-vestibular municipal já inscreve alunos para o processo seletivo 2017
Cursinho pré-vestibular municipal já inscreve alunos para o processo seletivo 2017
Cursinho pré-vestibular municipal já inscreve alunos para o processo seletivo 2017

Isabelle, Fernanda, Nathali e Renato comemoram aprovação no vestibular após aulas no cursinho municipal

O cursinho pré-vestibular municipal de Belém já inscreve estudantes interessados em fazer a prova de seleção da instituição. O prazo vai até este domingo, 12, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br/prevestibular. Para participar do processo é preciso ser oriundo de escola pública (ter concluído ou estar concluindo o terceiro ano do Ensino Médio) e morador de Belém.

Segundo o coordenador do cursinho, Henderson Ramos, o professor Branco, a seleção dos alunos se faz necessária devido à grande demanda de interessados em ingressar na instituição, que, apenas no ano passado, contabilizou mais de 500 aprovações em vestibulares do Estado e do País. “No ano passado, tínhamos 600 alunos, mesmo número de vagas que vamos oferecer neste ano, e já contabilizamos mais de 500 aprovações. Muitos alunos obtiveram aprovações em dois, três ou quatro vestibulares, por isso, o número de candidatos aprovados é ligeiramente menor do que o número de aprovações, cerca de 325 candidatos aprovados até agora já computados”, explica o coordenador.

Os números mostram o bom desempenho do projeto, implantado pelo prefeito Zenaldo Coutinho no início de 2015. “No ano passado, tivemos 5 mil inscrições ao processo seletivo. Para este ano, a nossa expectativa é chegar a 10 mil inscrições. Realmente a demanda é muito grande e os bons resultados que estamos obtendo só fazem aumentar ainda mais esse interesse”, acredita o professor Branco.

Para o educador, o segredo do sucesso do cursinho está na equipe de professores qualificada e experiente, sendo a maioria atuante também nos mais renomados cursinhos de Belém; nas instalações e estrutura de ponta; e total gratuidade (os estudantes não pagam nenhum tipo de taxa ou contribuição para estudar na entidade), o que os incentiva a ter ainda mais vontade de se esforçar e valorizar a oportunidade. “Para se ter ideia, no ano passado, por exemplo, implantamos uma disciplina diferenciada, chamada de NDC (Noções de Direitos Constitucionais), onde foram discutidos temas bastante variados, sob a perspectiva jurídica, o que ajudou muito os nossos alunos a terem mais segurança na hora de fazerem a sua redação, que é, sem dúvida, um dos grandes pesos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa metodologia, que terá continuidade neste ano, fez uma grande diferença a favor dos nossos estudantes”, avalia.

O pensamento é compartilhado pela estudante Nathali Carvalho, de 22 anos, moradora do bairro do Tapanã. Ela concluiu o Ensino Médio em 2012, fez um cursinho privado em 2013, mas não obteve aprovação. Ficou parada um tempo até, no ano passado, decidir se inscrever ao processo seletivo do cursinho pré-vestibular municipal de Belém. Foi aprovada na seleção e começou a estudar. Era uma rotina pesada, estudava à noite e, moradora de um bairro distante do cursinho, chegava em casa todos os dias já no início da madrugada. A recompensa veio neste ano, com a aprovação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Venho de uma família humilde, minha mãe está desempregada e só o meu pai trabalha, tenho mais irmãos menores e, por isso, não teríamos condições de pagar novamente um cursinho particular. Estudei, me esforcei e, com o apoio do cursinho, dos professores, consegui a minha aprovação. A minha família toda está muito feliz, pois eu achava que seria muito difícil, mas graças a Deus tudo deu certo”, conta.

História semelhante tem o jovem Renato Mota, de apenas 17 anos. Morador do bairro da Sacramenta, ele concluía o terceiro ano do Ensino Médio no ano passado, quando decidiu se inscrever ao processo seletivo do cursinho. Aprovado, ele passou a ter uma jornada dupla: de manhã na escola pública onde estudava e, à tarde, no cursinho, às vezes até sem conseguir almoçar. O esforço de Renato também foi recompensado com uma dupla aprovação, no curso de Ciência da Computação, na UFPA, e Biomedicina, na Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Se não fosse o cursinho, com certeza, eu não teria conseguido ser aprovado. Foi muito mais do que eu esperava. As dicas e os conhecimentos repassados pelos professores foram fundamentais na hora da prova. Estou muito realizado e agora sonho em ser pesquisador”, diz, orgulhoso.

Seleção – A prova que vai preencher as 600 vagas oferecidas no cursinho pré-vestibular municipal de Belém será realizada no dia 19 de março, em diversas escolas públicas da capital, das 8h ao meio-dia. Ela constará de 45 questões de matemática e mais uma redação, no estilo aplicado no Enem. O resultado oficial será divulgado no dia 29 de março e, a matrícula dos aprovados, entre os dias 30 e 31 de maio. O início das aulas está previsto até o dia 3 de abril e o fim, à véspera da prova do Enem 2017. A inscrição dos interessados em fazer a prova acontece apenas via internet, no endereço eletrônico do cursinho, www.belem.pa.gov.br/prevestibular. No site, também é possível acessar o edital completo da seleção.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: