A prática esportiva para a vida saudável nem sempre começa cedo. O casal de aposentados Francisca e Benedito, de 75 anos cada, está junto há mais de 50 anos, e adotou recentemente a dança para ganhar mais ânimo e disposição no dia-a-dia.
“Eu confesso que não sei mais viver sem ela. A atividade faz um bem danado para o nosso corpo e mente”, afirma dona Francisca. “A nossa vida muda completamente depois que nos aposentamos. Então, encontrar alternativas para continuar se sentindo bem, e ativo, é maravilhoso, ainda mais quando dividimos isso com quem amamos”, completou Benedito.
Em Belém, cerca de 40 pessoas integram o programa "Despertar na Terceira Idade", desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Os aposentados que integram a turma do programa treinam três vezes na semana, nas dependências do prédio da Escola Superior de Educação Física (Uepa), no bairro do Marco.
Outro projeto que contempla diversas modalidades, o "Escola de Esportes da Sejel", atende crianças e jovens com idades entre 08 e 17 anos, com vôlei, futsal, natação, basquete, atletismo, hidroginástica, judô, futebol de campo, pilates e ginástica.
Cada modalidade tem dia e horário especial, para garantir à população assistência voltada para saúde e bem estar. As aulas tiveram início, agora, no mês de março, e ainda há vagas disponíveis para as turmas de ginástica, condicionamento físico e basquete.
De acordo com a professora de educação física Marta Jardim, que ministra aulas de ginástica para a terceira idade, os trabalhos iniciam nas primeiras horas do dia, com aulas de pilates. “As atividades iniciam às 6h e seguem em diferentes horários, de acordo com a grade programada. Mas nosso trabalho tenta englobar todas as capacidades físicas dos alunos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para os alunos”, disse.
Maria Goreth, de 66 anos, é aluna assídua do projeto. Segundo ela, não dá para viver sem uma atividade física. “Eu levava uma vida sedentária, até descobrir que a prefeitura ofertava essas aulas. Acho que foi a melhor coisa dos últimos anos. Passei a ter uma vida ativa, saudável e de fato, despertei na terceira idade”, afirmou a aposentada.
Os projetos são realizados no Centro Social Santo Agostinho (Canudos); Unidade de Saúde Básica do Maguari (Conjunto Maguari); Paróquia Imaculada Conceição (Castanheira); Escola Superior de Educação Física (Marco); Iate Clube (Condor); Ginásio Altino Pimenta (Reduto); Escola Municipal Alfredo Chaves (Icoaraci); E. M. Avertano Rocha (Icoaraci); Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci); E. M. Palmira Lins de Carvalho (Marambaia); E. M. Stellina Valmont (Terra Firme); Futebol Indoor (Jurunas) e Hospital da Aeronáutica (Marco).
O titular da Sejel, Wilson Neto, reitera que os projetos desenvolvidos pela secretaria continuam sendo prioridade para dar este retorno aos munícipes. “Este é nosso objetivo, proporcionar às comunidades opções de lazer, de esporte e, com isso, conhecer suas necessidades e buscar recursos para dar condições cada vez melhores, para esta prestação de serviço”, enfatizou o secretário.
Ainda de acordo com Wilson, a gestão está buscando recursos para continuar investindo na aquisição de material para as turmas. “Essa é uma das nossas prioridades, continuar proporcionando condições para que as turmas estejam repletas de pessoas animadas e satisfeitas com as atividades”, finalizou.
Para saber mais a respeito das vagas disponíveis em cada uma das modalidades, recomenda-se que o interessado vá até uma das unidades mais próximas de casa.